Gaudium news > Presidente israelense elogia visita de Bento XVI à Israel e Oriente Médio

Presidente israelense elogia visita de Bento XVI à Israel e Oriente Médio

Roma (Quinta, 14-05-2009, Gaudium Press) Durante entrevista ao jornal italiano Corriere della, o presidente israelense Shimon Peres avaliou de maneira positiva a visita de Bento XVI ao país e à Oriente Médio, aonde chegou na última segunda-feira.

“Bento XVI tocou os temas mais profundos do nosso tempo. O novo anti-semitismo, uma doença que as pessoas devem saber tratar. O Papa tomou distância, com voz clara”, disse o político.

“Hoje o problema não é distinguir entre Estado e Igreja ou entre judeus, cristãos e muçulmanos. É necessária uma nítida separação entre violência e fé”, questão em que “não há espaço para a confusão e creio que para isso o Papa esteja fazendo todo o possível”, assinalou.

Questionado pelo jornal a respeito da vontade do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de não trabalhar por uma solução entre palestinos e judeus de Israel, Peres defendeu o companheiro e disse que ele não é contra a solução.

“Netanyahu não disse nada. Nem que é contra. Somente pediu tempo. O governo sempre apoiou a idéia de um Estado palestino, como o Papa e os Estados Unidos. Agora podemos discutir, e não se pode dizer que existe contraste”.

Em sua chegada ao país no começo da semana, o pontífice pediu um acordo de paz imediato e duradouro entre palestinos e israelenses. “Rogo a todos os responsáveis pela busca de qualquer via possível de solução para que povos possam viver em paz em sua própria terra, com fronteiras seguras e internacionalmente reconhecidas”, disse na ocasião.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas