Gaudium news > Curitiba sedia IV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Curitiba sedia IV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Curitiba (Quarta, 03-06-2009, Gaudium Press) Acontece entre hoje e sexta-feira no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curutiba, o IV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável. No último dia, o evento acontece também nas cidades de Antonina, Morretes e Paranaguá e, no sábado (06), será realizada uma “Rota da Fé”, de visita a igrejas e templos de diferentes religiões e credos, com adesão livre para os congressistas.

Organizado pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas da Diocese de Campo Mourão, com apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Sul II e outras instituições, o Congresso tem por objetivo principal discutir o turismo religioso como forma de catequese e para despertar a consciência religiosa e sustentável da sociedade, afirmam os organziadores.

Apresentar o turismo religioso como um recurso para melhorar a qualidade de vida do ser humano; abordar os aspectos correlatos dos diferentes atrativos religiosos, culturais, gastronômicos e da economia; além de despertar valores humanos como ferramenta para combater a fome, a violência, a pobreza e a discriminação social são outros objetivos paralelos do evento.

Dom Murilo Krieger, arcebispo de Florianópolis, profere a palestra de abertura do Congresso, às 10h20 de hoje. Em sua fala, que tem como tema: “Turismo Religioso como recurso do homem e da sociedade para o desenvolvimento sustentável”, ele deverá ressaltar, entre outros aspectos, os desafios do turismo religioso para Igreja. “São 846 milhões de turistas que se movimentam pelo mundo inteiro, todos os anos. A Igreja tem que estar presente onde estas pessoas estão, por este motivo estamos nos mobilizando para criar a Pastoral do Turismo Religioso,” afirma o bispo.

Mais informações sobre programação e como participar podem ser obtidas com a arquidiocese de Curitiba, no telefone 41 2105-6343.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas