Gaudium news > Celam manifesta agradecimento ao Papa por Ano Sacerdotal e encíclica

Celam manifesta agradecimento ao Papa por Ano Sacerdotal e encíclica

Bogotá (Segunda, 27-07-2009, Gaudium Press) Reunidos na semana passada para a sua 3ª reunião geral de coordenação do quadriênio 2007-2011, os bispos do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), órgão que reúne os representantes da Igreja de todos os países da América Latina e Caribe, emitiram ao final do encontro em Bogotá um carta endereçada ao Papa Bento XVI na qual elogiam o pontífice pela convocação do Ano Sacerdotal.

“Consideramos uma graça centralizar o nosso olhar sobre o sacerdócio ministerial e intensificar a nossa atenção nos nossos sacerdotes, indispensáveis colaboradores na nossa responsabilidade pastoral”, escrevem os bispos sobre a convocação para o Ano Sacerdotal.

Os representantes de 22 episcopados latinos e caribenhos que participaram do encontro ainda parabenizaram e agradeceram Bento XVI pela publicação da encíclica “Caritas in Veritate”, a terceira do pontífice, sua primeira de caráter social.

De acordo com os bispos, ela “será uma luz de orientação para responder ao grande desafio de como viver no nosso continente os valores do Evangelho e como poder desenvolver uma sociedade mais justa e fraterna, de forma a alcançar a meta indicada por Bento XVI em Aparecida, de ser não somente o continente da esperança, mas também o continente do amor”. O documento de Aparecida, emitido ao final do encontro do Papa com membros do Celam em Aparecida do Norte, no Brasil, em 2007, fala em evangelização e formação pastoral e institui a Missão Continental nos países da região.

A carta dos bispos latinos se conclui com a ratificação do apoio ao Papa e com a oração para que o Senhor “o guie, o fortifique e o mantenha saudável para que continue a conduzir a Igreja com a renovação e a sabedoria próprias do Espírito de Jesus Cristo”.

Os bispos do Celam também enviaram uma carta ao presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), cardeal Giovanni Battista Re, informando os resultados da assembleia. Durante o encontro, foram definidos os programas de trabalho previstos no Plano Global 2007-2011, que serão marcados pela consolidação da Missão Continental.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas