Gaudium news > Depois de três anos, Sínodo arquidiocesano de Vitória do Espírito Santo é encerrado na catedral da cidade

Depois de três anos, Sínodo arquidiocesano de Vitória do Espírito Santo é encerrado na catedral da cidade

Vitória (Segunda, 24-08-2009, Gaudium Press) Centenas de pessoas se reuniram na noite do último sábado (22), na Catedral Metropolitana de Vitória, em uma Missa de ação de Graças pelo encerramento do I Sínodo arquidiocesano de Vitória, no Espírito Santo. Delegados sinodais, padres, seminaristas, religiosos (as), em comunhão com o Arcebispo Metropolitano, dom Luiz Mancilha, com o bispo auxiliar Dom Mário Marques, e bispos convidados participaram da celebração. O Sínodo foi oficialmente encerrado na Praça do Papa, depois da cerimônia na catedral.

Durante a homilia, dom Luiz agradeceu a todos que trabalharam pelo sucesso do I Sínodo. “Vocês meus queridos conselheiros sinodais e comissões temáticas e de serviço, receberam esta particular e especial missão de exercerem o serviço da escuta no centro de suas Comunidades Paroquiais com suas respectivas redes de Comunidades Eclesiais, com seus carismas próprios e suas Escolas Católicas. Receberam a missão de exercer o serviço da escuta de nosso povo, tendo, já, em mãos, o resultado de uma escuta técnica e cientifica realizada por profissionais desta área sobre o que falam as ruas, as praças de nossas cidades bem como o que falam as periferias das cidades e o campo de nossa região, onde está a arquidiocese de Vitória do Espírito Santo”.

Depois da comunhão, foi feita a promulgação do Documento Conclusivo do I Sínodo Arquidiocesano. Em seguida os delegados e conselheiros sinodais receberam das mãos dos párocos de suas respectivas paróquias uma cópia do Documento Conclusivo, a revista comemorativa e um certificado de participação no Sínodo.

“Caminhar Juntos na acolhida fraterna e na esperança – dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo Metropolitano de Vitória, agradece a sua participação durante os três anos de dedicação aos trabalhos sinodais e concede-lhe uma benção especial que fortaleça sua fé e sua caminhada” é o que diz o certificado.

Sínodo

Sínodo é o tempo de reflexão em que a Igreja reflete sobre sua ação evangelizadora e, a partir dessa reflexão, toma decisões sobre novas formas de anunciar a Verdade de Cristo à sociedade. Na arquidiocese de Vitória o Sínodo começou em 2006 e terminou neste final de semana. No primeiro semestre deste ano toda a Igreja Local (pastorais, movimentos, associações, equipes de serviço, etc) se reuniu para orações e retomou os temas refletidos em todas as comunidades ao longo do período transcorrido.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas