Gaudium news > Congresso de Educação Católica é promovido no Chile

Congresso de Educação Católica é promovido no Chile

Chile – Santiago (Terça-feira, 26-09-2017, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade Católica do Chile em conjunto com Duoc UC e a Conferência Episcopal do Chile, estão organizando o VI Congresso Nacional de Educação Católica, sob o lema “Nossa missão no Chile de hoje”.

Congresso de Educação Catolica e promovido no Chile.png

O evento será composto por dois congressos, educação escolar e educação superior, os quais têm como objetivo ser um momento de reflexão sobre a reforma educacional e o papel dos estabelecimentos católicos no ensino. Para Rafael Silva, diretor da Área de Educação da Conferência Episcopal do Chile, a missão da educação católica hoje no Chile, é “escutar, anunciar e servir aos nossos jovens. O Papa Francisco nos chamou para escutar e esse é nosso desafio”.

O Congresso Nacional de Educação Escolar Católico ocorrerá entre os dias 12 e 13 de outubro e terá como eixo principal o desafio que enfrentam as escolas de escutar, anunciar e servir aos jovens em seu projeto de vida, entregando metodologias, conteúdos e atualização para ocupação educativa. Isto, à luz do chamado para realizar o Sínodo dos Bispos, cujo tema é “Os jovens, Fé e discernimento vocacional”, que se complementam desde as Orientações Pastorais da Igreja de Santiago para o período 2014 – 2020, e que tem como nome “Escutar, anunciar e servir”.

Já o Congresso Nacional de Educação Superior Católica será levado a cabo no dia 13 de outubro e abordará o papel público das instituições universitárias e centros de educação técnica e profissional de todo o país, que geraram impacto a partir da pesquisa, docência e vinculação com o meio. Estas áreas de interesse supõem alguns dos mais relevantes pontos sobre o que é o papel público, que se situou no debate público no último tempo, e do qual a Educação Católica é um ator fundamental.

Os grandes desafios deste congresso segundo José Luis Romero, diretor do mesmo, são similares aos que a educação apresenta hoje: “A Reforma Educacional impulsionada pelo governo em 2015 trouxe consigo elementos que envolvem todo seu funcionamento e neste sentido as instituições da Igreja que compartilhamos a tarefa formativa necessitamos um lugar de diálogo amplo que enriqueça as formas de responder a estes desafios”. A contingência e as mudanças sociais nos interpelam diariamente, diz ele, pelo que o convite está aberto para todos, a escutar aos mais de 30 especialistas que se referirão a distintos temas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas