Gaudium news > Diocese de Santarém (PA) realiza Círio de Nossa Senhora da Conceição 2017

Diocese de Santarém (PA) realiza Círio de Nossa Senhora da Conceição 2017

Santarém – Pará (Segunda-feira, 02-10-2017, Gaudium Press) A Diocese de Santarém, no Pará, divulgou na última sexta-feira, 29 de setembro, a programação oficial da Festa de sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

Diocese de Santarém (PA) realiza Círio de Nossa Senhora da Conceição 2017.jpg

O anúncio da programação da festividade religiosa aconteceu durante entrevista coletiva que contou com a presença do bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale, do pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Padre Walter Imbiriba, e do coordenador da Comissão do Círio e Berlinda, Gilberto Dinely.

Entre as novidades para a festa deste ano está a mudança de local da saída do Círio das Crianças, que sempre ocorreu na Igreja São Raimundo Nonato.

Conforme o bispo Dom Flávio, este ano o Círio das Crianças partirá da Igreja Nossa Senhora Aparecida, por ocasião do Ano Nacional Mariano pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil instituiu o Ano Nacional Mariano para celebrar os 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Nós temos a Igreja de Aparecida na zona central, e este ano em acordo com a Igreja de São Raimundo, decidimos passar para lá (Igreja de Aparecida) o inicio do Círio das Crianças, lembrando os 300 anos de encontro da imagem”, explicou o prelado.

A coordenação diocesana informou ainda que os festejos encerrarão em 10 de dezembro, e não no dia 8 como é de costume.

Neste último dia, haverá o lançamento do Centenário do Círio de Nossa Senhora da Conceição. Acerca disso, o pároco da Catedral, Padre Walter, ressaltou que a intenção é fazer uma festa marcante:

“A nossa ideia é que em janeiro de 2018 comece nossa programação voltada para o Círio 100. Neste ano estamos fazendo um pré-ensaio, aonde todo dia 8 de cada mês realizamos um momento mariano. Será o ano todo de programação voltado para o Círio 100”, declarou.
O retorno da Romaria Fluvial também foi destacado pela coordenação da Festa de Nossa Senhora da Conceição. “Há 22 anos que foi realizada a última romaria fluvial. É importante fazer esse resgate. Ela vai acontecer no dia 25 de novembro, antes do translado do círio”, lembrou Gilberto Dinely.

Neste último domingo, 1º de outubro, ocorreu a apresentação do Cartaz do Círio 2017, ao longo da Santa Missa no elevado da Praça da Matriz, às 19h.

O Círio de número 99 ocorrerá em 26 de novembro próximo, partindo da Igreja São Sebastião e encerrando na Praça da Matriz. A festa será inspirada na temática “Maria, serva e missionária!”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Santarém

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas