Gaudium news > Bolonha: no Angelus com trabalhadores, Papa fala do desemprego

Bolonha: no Angelus com trabalhadores, Papa fala do desemprego

Bolonha – Itália (Segunda-feira, 02-10-2017, Gaudium Press) Neste domingo, 01/10, o Papa Francisco rezou o Angelus em Bolonha. Depois de visitar Cesena, o Papa deu continuidade a visita pastoral indo até esta famosa cidade do norte da Itália.

Deslocando-se no Papamóvel, o Santo Padre foi do Porto da cidade até a Praça Maior. Ali ele estava sendo esperado por uma multidão de trabalhadores e foi com eles que Francisco rezou a oração mariana do Angelus, depois de dirigir-lhes algumas palavras:

“Vocês representam diversas partes sociais, muitas vezes em discussão até ásperas, mas aprenderam que, somente juntos, se pode superar a crise e construir o futuro. Somente o diálogo permite encontrar respostas eficazes e inovadoras, sobretudo no que se refere à qualidade do trabalho e o indispensável bem-estar de todos”, disse inicialmente o Papa, que ainda afirmou que são necessárias soluções estáveis, capazes de ajudar, as pessoas e as famílias, a encarar o futuro.

Conselho

O Papa aconselhou aos seus ouvintes a nunca rebaixem a solidariedade ao nível da lógica do lucro financeiro, porque, desta forma a roubamos dos mais frágeis, que têm tanta necessidade. Tornar a sociedade mais justa, explicou Francisco, não é um sonho do passado, mas um compromisso, um trabalho que precisa de todos nós.

Desemprego

Francisco falou também do desemprego, sobretudo juvenil, mas recordou também aqueles que perderam o trabalho e não conseguem inserir-se na sociedade: “O acolhimento e a luta contra a pobreza passam, em grande parte, através do trabalho. Não se pode oferecer ajuda aos pobres sem dar-lhes trabalho e dignidade”.

Para Francisco, a crise econômica tem uma dimensão europeia e global, mas, é também uma crise ética, espiritual e humana. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas