Gaudium news > Catedral do Paraguai terá órgão de 1600 tubos construído na Itália

Catedral do Paraguai terá órgão de 1600 tubos construído na Itália

Paraguai – Assunção (Segunda-feira, 02-10-2017, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de Assunção, Paraguai, contará com um novo órgão de 1600 tubos construído na Itália, segundo informou a Arquidiocese em coletiva de imprensa presidida por Dom Edmundo Valenzuela, Arcebispo Metropolitano. O acréscimo do instrumento, o mais recomendado pela Igreja para o acompanhamento da liturgia, foi uma das sugestões expressas à Igreja local para a visita apostólica do Papa Francisco em 2015.

Catedral do Paraguai terá órgão de 1600 tubos construído na Itália.jpg

“Para a visita do Papa Francisco, Dom Marini, que veio preparar a visita de Sua Santidade, ficou impressionadíssimo pela bela arquitetura e estilo colonial da Catedral de Assunção e pelo retábulo e perguntou por um órgão de tubos; lhe respondi que não contávamos (com o instrumento) nesse momento”, relatou aos meios de comunicação Dom Valenzuela. “A partir dali, partimos com muita gente e colaboradores, para fazer possível o sonho de contar no Paraguai com este instrumento que servirá para a hierarquização da música sacra, no acompanhamento musical das celebrações, como nas grandes catedrais do mundo”.

Os trabalhos para a instalação do novo órgão já se iniciaram com a armação dos andaimes e as bases, de forma que tudo esteja preparado para a chegada do notável órgão de cerca de três toneladas de peso no mês de novembro. O órgão, fabricado na Itália e que contará com 1600 tubos, dois motores, quatro foles e uma mesa com dois teclados, será estreado em um concerto de música sacra de nível internacional que se espera se realize no Natal.

“O grande instrumento provêm da Itália e é indispensável para cumprir com a alta responsabilidade da música, a qual exerce uma verdadeira função ministerial no serviço da liturgia, cuja finalidade é a glorificação de Deus e acompanhamento na evangelização”, expôs o Maestro Enrique Alfonso, Diretor da Schola Cantorum e do Coro Papal. “Contribuirá ainda na educação musical no Paraguai, permitindo a formação de organistas, diretores de coro através da criação da cátedra de órgão nas diferentes instituições de formação musical do país”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas