Gaudium news > Sacerdote sequestrado por jihadistas recebe Prêmio Madre Teresa 2017

Sacerdote sequestrado por jihadistas recebe Prêmio Madre Teresa 2017

Mumbai – Índia (Terça-feira, 03-10-2017, Gaudium Press) A Rádio Vaticano, citando a Agência Asianews, informou nesta terça-feira que o Prêmio “Madre Teresa Memorial para a Justiça social” de 2017 será conferido ao sacerdote salesiano de origem indiana Padre Tom Uzhunnalil.

Sacerdote sequestrado por jihadistas recebe Prêmio Madre Teresa 2017.jpeg

Padre Tom é o mesmo sacerdote que foi sequestrado em Adem por islamitas radicais e mantido em cativeiro desde 2016 e que, recentemente, foi libertado por seus verdugos, depois de um clamor internacional de protestos -inclusive do Papa Francisco- e graças à mediação do Sultão de Omã junto aos sequestradores muçulmanos.

Anúncio da outorga e entrega do Prêmio

O anúncio da outorga do prêmio foi feito por Abraham Mathai, Presidente da Harmony Foundation, uma organização com sede em Mumbai, na Índia que, desde 2007, confere esta premiação em memória de Madre Teresa de Calcutá.

Em um comunicado, a Fundação informa que o sacerdote receberá o Prêmio “pelo seu exemplo inspirador de humanidade compassiva e por ter continuado a trabalhar na casa para idosos das Missionárias da Caridade no Iêmen, não obstante tivesse tido a possibilidade de deixar o país”. A cerimônia de entrega será no próximo dia 10 de dezembro em Mumbai, na Índia.

Os outorgantes do Prêmio afirmam: “Nós louvamos a dedicação e o empenho de Padre Tom pelo trabalho em um lugar de grande perigo, onde os seus colegas foram assassinados a sangue frio”.

Padre Tom

O sacerdote salesiano havia sido sequestrado em 4 de março de 2016 na Casa para Idosos administrada pelas Irmãs de Madre Teresa. No ataque perpetrado por jihadistas foram mortas quatro religiosas e outras 12 pessoas.

Padre Tom tem 57 anos, nasceu em Ramapuram, próximo à Pala (Kottayam, Kerala) de uma família profundamente católica. Seu tio Mateus, que faleceu em 2015 também era salesiano e foi o fundador da missão católica no Iêmen. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas