Gaudium news > Sacerdote Salesiano é declarado novo Beato Mártir

Sacerdote Salesiano é declarado novo Beato Mártir

Bratislava – Eslováquia (Quarta-feira, 04-10-2017, Gaudium Press) O Padre Titus Zeman, sacerdote salesiano esloveno, foi beatificado em Bratislava no dia 30 de setembro. A proclamação do novo beato ocorreu durante uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Ângelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Sacerdote Salesiano é declarado novo Beato Mártir 1.jpg

Apesar de não ter morrido martirizado, é considerado mártir por ter entregue sua vida pelos seus Irmãos, sobretudo sacerdotes e seminaristas. “Dar a vida pelos Irmãos foi o ideal do Beato Titus Zeman. Foi preso porque ajudava aos seminaristas e aos sacerdotes a expatriar-se para viver o ideal apostólico. Sua prisão foi transformada em um sacrifício de redenção para os demais”, foram parte das palavras dirigidas pelo representante do Papa durante a homilia da cerimônia de beatificação à qual assistiram por volta de 25 mil fiéis.

Junto ao Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos estavam também o Arcebispo de Bratislava, Dom Stanislav Zvolenský; o Reitor Maior dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime; o Cardeal esloveno Jozef Tomko e o Núncio Apostólico neste país, Dom Giacomo Ottonello; além de outros Bispos, 500 sacerdotes, uns 200 seminaristas; as Irmãs do Beato e outros parentes.

Sacerdote Salesiano é declarado novo Beato Mártir 2.jpg

Um dos momentos mais significativos da cerimônia foi quando o Arcebispo de Bratislava -em companhia do Padre Pierluigi Cameroni, SDB, Postulador Geral dos Salesianos e o Padre Jozef Silivon, SDB, Vice-Postulador da causa- fez o pedido oficial para a beatificação do sacerdote. Depois o Cardeal Amato leu a Carta Apostólica com a qual estabeleceu que o Padre Zeman se conte dentro do número de Beatos, instituindo-se sua festa litúrgica para o dia 08 de janeiro, aniversário de sua morte.

Outro momento especial foi a Missa de Ação de Graças que ocorreu em Vajnory, distrito de Bratislava onde nasceu o Padre Zeman, o domingo 1º de outubro. A Missa foi presidida por Dom Zvolenský, e concelebrada pelo Padre Fernández Artime, além de outros presbíteros.

Sobre o novo Beato mártir também se pronunciou o Papa Francisco, durante o Ângelus do domingo, 1º de outubro, quando se encontrava em visita pastoral na cidade italiana de Bolonha. O Sumo Pontífice disse após concluir a oração mariana: “Ontem em Bratislava, Eslováquia, foi beatificado Titus Zeman, sacerdote salesiano. Se une assim a uma ampla lista de mártires do século XX, porque morreu em 1969 depois de ter estado durante longo tempo no cárcere devido a sua Fé e seu serviço pastoral. Que seu testemunho nos sustente nos momentos mais difíceis da vida e nos ajude a reconhecer, também na prova, a presença do Senhor”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas