Gaudium news > Os 100 anos do ‘Codex Iuris Canonici’ inspira Congresso Internacional em Roma

Os 100 anos do ‘Codex Iuris Canonici’ inspira Congresso Internacional em Roma

Roma – Itália (Quarta-feira, 04-10-2017, Gaudium Press) A partir de hoje, até o próximo dia 7 de outubro, terá lugar nas Pontifícias Universidades Lateranense, Santa Cruz e Gregoriana o XVI Congresso Internacional sobre Direito Canônico da Consociatio Internationalis Studio Iuris Canonici Promovendo sobre o tema “Direito Canônico e Culturas Jurídicas. No centenário do Codex Iuris Canonici de 1917”.

Os 100 anos do Codex Iuris Canonici inspira Congresso Internacional em Roma.jpg

Os organizadores do Congresso afirmam que a recorrência do centenário da promulgação do primeiro Código de Direito Canônico em 1917, “constitui uma preciosa ocasião para refletir sobre a intrínseca necessidade do direito eclesial e sobre a historicidade das suas expressões positivas, ao lado de tantos e ilustres expoentes da ciência canonística”.

E isto, observa o comunicado, “em um momento de desorientação e de dificuldades como o atual, em que a Igreja é chamada a cumprir a sua missão em situação muito diferente do passado. ” “Não é tempo de meras comemorações, mas é preciso olhar para trás e colher pontos e solicitações que ajudem a enfrentar os desafios de hoje”:

“É necessário pensar grande em um direito eclesial capaz de incidir em um mundo globalizado e caracterizado pelo multiculturalismo”, enfatizam os organizadores.

O Prof. Luis Navarro, Presidente da Consociatio e Reitor da Universidade Santa Cruz diz que o Congresso é também “uma ocasião magnífica para alcançar uma das finalidades próprias da Consociatio, ou seja, promover o estudo e o aprofundamento do Direito Canônico”.

“O centenário da codificação, continua, serve para olhar para trás, não somente para o momento da codificação há cem anos, mas também para ver o que representou o Direito Canônico dentro das culturas jurídicas mundiais. Ver, acrescenta ainda, quais são os desafios do Direito Canônico e do mundo jurídico eclesiástico em relação à sociedade deste século XXI”.

Convite

A Consociatio, em colaboração com as Faculdades romanas de Direito Canônico, convida todos os estudiosos, os agentes e os especialistas de todo o mundo a participarem do Congresso, para assim iniciar uma reflexão comum e desenvolver um debate construtivo e fecundo”.

Maiores informações sobre o programa e as modalidades de participação podem ser obtidas – em italiano, espanhol e inglês – no site www.consociatio.org/congresso2017. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações RV) 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas