Gaudium news > Vaticano lança moeda comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima

Vaticano lança moeda comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-10-2017, Gaudium Press) O Vaticano, através do Gabinete Filatélico e Numismático da Cidade do Vaticano, acaba de destacar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima lançando, em 05 de outubro, uma moeda comemorativa sobre este extraordinário acontecimento.

Vaticano lança moeda comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima.jpg

A moeda traz cunhada a figura dos três pastorinhos diante da Basílica de Nossa Senhora do Rosário evocando assim as figuras de Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto, estes últimos canonizados pelo Papa Francisco a 13 de maio deste ano. Ainda na mesma face da moeda, aparece escrito: Citta del Vaticano – 1917 Fátima 2017.

O comunicado que anuncia e explica a emissão da nova moeda narra que, historicamente, as crianças, “enquanto brincavam” na Cova da Iria, depois de terem deixado o seu rebanho no pasto, “viram aparecer uma ‘bela Senhora que emanava uma luz fulgurante’, que se apresentou como a Virgem do Rosário”.

A nota informativa do Vaticano continua sua narração historiando que a esta primeira aparição seguiram-se outros cinco encontros até o dia 13 de outubro de 1917, cada um deles “revelando uma série de episódios históricos que iriam ocorreriam nos anos seguintes”.

O Vaticano ainda informa que “em 1930, a Igreja Católica reconheceu o caráter sobrenatural das aparições, autorizando o seu culto, e que em Fátima foi edificado um santuário que o Papa Francisco visitou a 12 e 13 de maio de 2017”

A moeda do Centenário de Fátima

Esculpida por Orienta Rossi e gravada por Silvia Petrassi, a moeda, lançada na quinta feira, tem o diâmetro de 27,75mm e o peso de 8,50g e teve uma tiragem de 10 mil exemplares. Embora tendo o valor nominal de 2 euros, cada moeda, com o estojo que a acompanha, terá o custo de 37 euros. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas