Gaudium news > “Virgem da Penha, minha alegria” será o tema para a Festa da Penha 2018

“Virgem da Penha, minha alegria” será o tema para a Festa da Penha 2018

Vitória – Espírito Santo (Sexta-feira, 06-10-2017, Gaudium Press) “Virgem da Penha, minha alegria” é o tema para 2018 da tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha. Os festejos têm início no próximo mês de abril, entretanto, a organização da terceira maior festa mariana do país já iniciou os preparativos.

Virgem da Penha, minha alegria será o tema para a Festa da Penha 2018.jpg

Extraída da própria música em homenagem à Padroeira das Alegrias, a temática é um dos trechos do hino composto por Frei Alfredo Setaro e Padre João Lírio Tagliarico há 60 anos.

A festa que é conhecida principalmente por suas extensas romarias acontecerá entre os dias 1º e 9 de abril de 2018. A expectativa é de que as celebrações atraiam mais do que os 1,6 milhão de fiéis que participaram da edição deste ano.

Sobre o Convento da Penha, local no qual acontecem os principais festejos, é um dos santuários mais antigos do Brasil, bem como um dos ícones do Espírito Santo, uma vez que sua arquitetura é característica do período colonial brasileiro. Fundado por Frei Pedro Palácios e construído pelos escravos, logo após a chegada dele em terras capixabas, em 1558, o local foi tombado em 1943 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico Cultural.

O Santuário mariano é muito procurado durante todo o ano por romeiros, sendo ainda o segundo do Brasil, com mais de 2,5 milhões de pessoas. Também é considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha.

No ano de 1558, Frei Pedro Palácios chegou ao Espírito Santo e trouxe consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. O Largo do Convento (também conhecido como campinho) foi o local escolhido para a construção de uma capela dedicada a São Francisco de Assis em 1562.

Conforme a versão popular, o quadro teria sumido da gruta na qual o religioso residia e, assim, indicou o lugar em que deveria ser construído o convento, no alto de um morro de 154 metros. A “Ermida das Palmeiras” teve sua edificação erguida por volta do ano de 1560. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas