Gaudium news > Santuário de Aparecida festeja o último dia da novena da Padroeira do Brasil

Santuário de Aparecida festeja o último dia da novena da Padroeira do Brasil

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 10-10-2017, Gaudium Press) O último dia do novenário em honra a Padroeira do Brasil no Santuário Nacional de Aparecida foi celebrado pelos devotos marianos com alegria e fé nesta segunda-feira, 9 de outubro.

Santuário de Aparecida festeja o último dia da novena da Padroeira do Brasil.png

A novena ocorreu em vista da preparação para as festividades do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem da Mãe Santíssima, que terá início nesta terça-feira, dia 10.

Durante esses nove dias de celebração foram recordados os principais momentos dos três séculos de história da Padroeira do Brasil, sendo homenageadas as pessoas que fizeram parte da difusão da devoção à Mãe Aparecida.

“A novena esse ano foi bastante oracional e esse era o desejo nosso, que fosse um momento muito forte de oração do povo de Deus. Os pregadores vieram coroar esse momento oracional, colocando a devoção a Nossa Senhora como um grande louvor a Deus, mas também como um compromisso de fé e de vivência em sociedade, tanto a tarde com os bispos redentoristas, quanto à noite com os bispos convidados pelo dom Orlando”, afirmou o reitor do Santuário, Padre João Batista de Almeida.

O reitor ressaltou ainda a participação dos devotos, que colocaram seus corações em oração. “O povo contribuiu e muito com a sua presença, com a sua animação e posso dizer com toda certeza também, com o seu momento de silêncio. O povo soube calar na hora em que precisava fazer silêncio para o coração rezar, e foi muito bonita a Novena esse ano”.

Neste período, cerca de 200 voluntários nas coreografias, 50 pessoas na produção dos carros andor e 17 bispos celebrantes, além de diversos sacerdotes concelebrantes e toda a equipe de liturgia e colaboradores do Santuário Nacional estiveram direta ou indiretamente envolvidos na organização de todas as celebrações, a fim de preparar os fiéis para as festividades que ocorrerão entre 10 e 12 de outubro.

“Nós escolhemos três dias de festa para celebrar em cada um deles, um centenário da aparição de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul. E nós estamos com uma expectativa muito positiva, porque o povo com certeza vai estar presente nesse momento e nós vamos poder prestar a homenagem a aqueles que fizeram essa história, a começar dos pescadores e todos os devotos que ao longo da história foram construindo capelas, organizando festas, que foram fazendo com que a devoção a Nossa Senhora Aparecida se espalhasse Brasil a fora”, explicou o reitor do Santuário.

“Senhora Aparecida: das águas aos 300 anos de bênçãos do céu”

Inspirada nesta temática, a Novena Solene foi conduzida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. O bispo da Diocese de Pesqueira, no Pernambuco, Dom José Ferreira Salles presidiu a cerimônia.

Após a entrada solene da Imagem da Mãe Aparecida, o representante do Papa, o Cardeal italiano Giovanni Battista Re, entregou ao Arcebispo de Aparecida a Rosa de Ouro, presente do Santo Padre pelos 300 anos da Padroeira do Brasil.

“O Papa Francisco, para além de representá-lo nesta celebração incumbiu-me também de trazer uma Rosa de Outro como símbolo de sua devoção a Rainha e Padroeira do Brasil e como expressão do seu carinho pelo povo brasileiro”, apresentou o legado pontifício durante a sua declaração.

O cardeal também anunciou que na cerimônia de encerramento do Jubileu, no dia 12 de outubro, às 19h, o Papa Francisco enviará uma mensagem aos devotos brasileiros. “Na cerimônia de encerramento deste Jubileu, o Santo Padre de Roma se juntará a nós através da televisão e teremos a alegria de ver e ouvir a sua voz”.

Jubileu dos 300 anos da Mãe Aparecida

Nos próximos dias, o Santuário estará em festa com uma programação repleta de celebrações, procissões e homenagens aos 300 anos de bênçãos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Um dos pontos mais altos das festividades ocorrerá no dia 11, quando Maria Santíssima será presenteada com a revelação da Cúpula Central.

“No dia 11 nós queremos dar um grande presente a Nossa Senhora, que é a coroa do seu Santuário, a Cúpula, e vai ser para nós um momento bastante emocionante e um presente que vai ficar para a história”, contou o Padre Joao Batista.

No dia oficial da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, os devotos recordarão o caminho que Nossa Senhora Aparecida fez até se tornar símbolo nacional da fé, com uma procissão saindo do Porto Itaguaçu com destino ao Santuário. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas