Gaudium news > Diocese de Campina Grande (PB) tem novo bispo

Diocese de Campina Grande (PB) tem novo bispo

Redação (Quarta-feira, 11-10-2017, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica no Brasil informou nesta quarta-feira, 11, que o Papa Francisco nomeou Dom Dulcênio Fontes de Matos, então bispo de Palmeira dos Índios, em Alagoas, como o mais novo prelado da Diocese de Campina Grande, na Paraíba.

Diocese de Campina Grande (PB) tem novo bispo.png

Dom Dulcênio Fontes de Matos é oriundo de Lagarto (SE). Após ser licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ), foi ordenado sacerdote em 1985, em sua terra natal. Depois, cursou especialização em Filosofia e Epistemologia da Psicologia pela UVC Ceará, de 1997 a 1998.

Foi diretor espiritual diocesano do Movimento Encontro de Casais com Cristo (ECC) em 1997 e exerceu a função de professor de filosofia nas escolas municipais Benedito Barreto do Nascimento, em Umbaúba (SE), e em Cristianópolis (SE), e no colégio Sagrado Coração de Umbaúba (SE).

Além de ter sido coordenador diocesano de Pastoral em 1995, lecionou a disciplina Liturgia, Espiritualidade e Eclesiologia no curso de extensão em Teologia da Diocese de Estância (SE), na qual mais tarde, em 1998, foi diretor. Também foi membro do conselho presbiteral e do conselho de consultores e exerceu a função de pároco na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade sergipana, de 1992 a 2001.

Em 2001, Dom Dulcênio foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, exercendo o cargo de 2001 a 2006, e vigário geral da Arquidiocese de Aracaju de 2008 a 2011. Desde 2006 estava à frente da Diocese de Palmeira dos Índios. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas