Gaudium news > Papa Francisco lembra os 300 anos de Aparecida e reza pelo Brasil

Papa Francisco lembra os 300 anos de Aparecida e reza pelo Brasil

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-10-2017, Gaudium Press) Na Praça São Pedro, durante a Audiência Geral desta quarta-feira (11/11), ao saudar os peregrinos de língua portuguesa ali presentes, o Papa Francisco fez uma referência ao tricentenário de Nossa Senhora Aparecida. O Papa chegou a interrompeu sua saudação para ouvir o cântico: “Dai-nos a bênção, oh Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida” e a saudação dos brasileiros presentes em grande número na Praça São Pedro para a Audiência Geral.

Papa Francisco lembra os 300 anos de Aparecida e reza pelo Brasil.jpg

Eis as palavras pronunciadas pelo Santo Padre em português:

“Saúdo todos os peregrinos do Brasil e de outros países de língua portuguesa, particularmente os diversos grupos de sacerdotes, religiosos e fiéis brasileiros residentes em Roma, que vieram a esta Audiência para dividir a alegria pelo jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, cuja festa se celebra amanhã. A história dos pescadores que encontraram no Rio Paraíba do Sul o corpo e depois a cabeça da imagem de Nossa Senhora, e que foram em seguida unidos, nos lembra que neste momento difícil do Brasil, a Virgem Maria é um sinal que impulsiona para a unidade construída na solidariedade e na justiça. Que Deus lhes abençoe”.

Visita do Papa a Aparecida

Já em abril, o Pontífice havia enviado uma carta “pessoal” ao presidente brasileiro, em resposta ao convite de Michel Temer para que o Papa visitasse o Brasil nesse ano, por ocasião dos 300 anos de Aparecida. Nessa carta Francisco justificava sua impossibilidade de visitar o Santuário Nacional Mariano, em 2017.

Legado Pontifício e Rosa de Ouro

O Papa Francisco, que esteve no Santuário de Aparecida em julho de 2013, nomeou o cardeal Giovanni Battista Re como seu legado para as celebrações do terceiro centenário do encontro da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.
O enviado especial entregou, em nome do pontífice, uma Rosa de Ouro como símbolo da devoção do pontífice “à rainha do Brasil e do seu afeto ao povo brasileiro”.

O legado pontifício vai presidir à Missa Solene deste 300.º aniversário, no dia 12 de outubro.

Santuário Nacional de Apareceida

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, considerado o maior Santuário Mariano do mundo, está localizado no Vale do Paraíba, bem próximo de Minas Gerais, no eixo Rio de Janeiro – São Paulo.

A imagem de Nossa Senhora ali venerada foi encontrada no ano de 1717 por três pescadores, que no porto de Itaguaçu viram nas suas redes o corpo de uma imagem quebrada na altura do pescoço e, num segundo momento, tiraram do rio a cabeça. Os pescadores juntaram as duas partes e perceberam que se tratava de uma imagem da Senhora da Conceição.

Por ela ter aparecido no rio, o povo passou a referir-se a ela como sendo a imagem que foi encontrada: a “imagem aparecida”. Daí a chama-la de Nossa Senhora ‘Aparecida’, não demorou muito. E este passou a ser o nome consagrado pela devoção popular. Nossa Senhora foi proclamada rainha do Brasil (1904) e mais tarde, em 1930, Padroeira do Brasil. O local onde ela é venerada passou a ser considerado oficialmente como Santuário Nacional em 1984.

Três Papas foram rezar aos pés da Virgem Mãe Aparecida e pedir sua Bênção: João Paulo II em 1980, Bento XVI em 2007 e o Papa Francisco em 2013. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas