Gaudium news > Colômbia inaugura templo dedicado a Santa Laura Montoya

Colômbia inaugura templo dedicado a Santa Laura Montoya

Marinilla – Antioquia (Terça-feira, 24-10-2017, Gaudium Press) No dia 20 de outubro, véspera da solenidade litúrgica de Santa Laura Montoya, que ocorre no dia 21, foi inaugurado no município de Marinilla, Colômbia, uma nova paróquia dedicada à primeira Santa reconhecida deste país.

Colômbia inaugura templo dedicado a Santa Laura Montoya 1.jpg

A inauguração foi presidida por Dom Fidel León Cadavid, Bispo da Diocese de Sonsón Rionegro, e contou com a presença do Padre Oscar David Maya, que tomou posse canônica como primeiro pároco.

Durante a homilia, o prelado recordou a importância da paróquia como lugar de encontro com Deus e com a comunidade: “A Paróquia é o lugar privilegiado para que a maioria dos fiéis possam se encontrar com Cristo o Senhor e possam ter experiência da Igreja, da comunidade. Lugar privilegiado de encontro com o Senhor (…) É um território concreto onde vivem e se formam os discípulos missionários”.

Dom Fidel retomou três elementos que o Papa Francisco aborda no documento “Evangelii Gaudium”, sobre a paróquia. O primeiro: ela está mais próxima da gente, quer dizer que “a Igreja é a casa de seus filhos e de suas filhas”.

Enquanto o segundo elemento, diz que a paróquia deve ser comunidade, aquele lugar onde cada um pode viver concretamente a Fé. Por isso, o prelado afirmou que todos os da comunidade paroquial de Santa Laura tem um compromisso: conhecer-se. Neste sentido, convidou os fiéis a irem conhecendo cada vez mais a todos os irmãos da paróquia.

O terceiro elemento é fazer a paróquia uma comunidade inteiramente missionária, onde a Fé se comunique: “A Fé tem que expressar-se, comunicar-se. O amadurecimento de uma comunidade cristã se expressa na capacidade de comunicar sua Fé, de compartilhá-la com os demais. A missão é a explosão da Fé”.

Sobre o nome da Paróquia, o Bispo de Sonsón Rionegro assinalou: “A titular da paróquia é Santa Laura Montoya, a Madre Laura. É a que dá nome a uma comunidade, a esta paróquia; e portanto se converte, junto com São Melquiades, em patronos da comunidade, em protetores da comunidade. Aqueles que também diante de Deus nos tem presentes”.

Recordou a Laura Montoya como mestra; “assim começou sua vida; desde muito jovem se graduou e trabalhou vários anos -um deles aqui em Marinilla (…) Tomemos Santa Laura como mestra do que dela aprendemos, ouvimos, escutamos, vemos. Ponhamos em prática”.

Colômbia inaugura templo dedicado a Santa Laura Montoya 2.jpg

Também indicou: “Todo Santo não tem senão uma origem: Deus. Santa Laura tinha uma sensibilidade especial, contemplativa, e pode conhecer a Deus com uma experiência muito forte. Deus é a base de tudo”.

Por esta razão Dom Fidel manifestou: “Deus tem que estar na base desta comunidade cristã. Deus tem que estar na base das famílias, de cada um, em seu trabalho, em suas relações (…) É a única maneira de entender tudo o que fez Santa Laura”.

Concluindo, o prelado manifestou: “Eu tenho muita esperança nesta paróquia, nas novas paróquias; Que sejam muito especiais! Onde o Senhor esteja, onde a comunidade seja realidade, onde o ambiente seja muito especial; ambiente de irmãos”.

A primeira pedra do novo templo foi abençoada no dia 22 de maio de 2016, mas a comunidade paroquial foi criada oficialmente mediante decreto assinado por Dom Fidel León Cadavid e com data do dia 09 de setembro. Ali se decretou: “Erija-se na cidade de Marinilla, a Paróquia ‘Santa Laura Montoya’, com o Patrocínio do Beato ‘Frei Melquiades’, desmembrando-a da Paróquia ‘O Sagrado Coração de Jesus'”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas