Gaudium news > Missionários da “Diáspora” Portuguesa na Europa reúnem-se em Fátima

Missionários da “Diáspora” Portuguesa na Europa reúnem-se em Fátima

Fátima – Portugal (Terça-feira, 24-10-2017, Gaudium Press) Até a próxima sexta-feira, dia 27, os missionários que acompanham a “diáspora” de língua portuguesa no continente europeu estarão reunidos em Fátima para encerrar um ano de evangelização que ficou marcado pelas celebrações do Centenário das Aparições na Cova da Iria.

O tema escolhido para este encontro promovido pela Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), na Casa Beato Nuno, em Fátima foi: ‘Família – Escola de Amor; Fátima – Escola de Fé – Que caminhos de Esperança?’ ‘Os jovens na diáspora e em Portugal ao serviço de uma sociedade mais humana e humanizante’ é outro tema a ser refletido neste encontro de missionários que trabalham com os emigrantes portugueses na Europa.

A diretora da OCPM, Eugénia Quaresma afirmou a jornalistas que “Fátima está no coração e na vida das comunidades católicas” e une os emigrantes.

A realização do evento dos missionários da diáspora em Fátima, no momento das celebrações do Centenário das Aparições, foi “uma ideia muito bem acolhida” por todos os missionários.

Um dos objetivos do encontro anual dos missionários, diz a diretora da OCPM, é sublinhar o potencial evangelizador da devoção mariana, realçando que “a mensagem de Fátima quer ser promotora de paz”.
Fátima na “diáspora”

A imagem peregrina de Fátima passou por Luxemburgo e ali ficou entre os dias 22 de maio e 25 de junho. Ela percorreu 40 paróquias em cerimónias marcadas pelo sentimento e religiosidade dos portugueses.

O coordenador da Pastoral de Língua Portuguesa em Luxemburgo afirma que o Centenário das Aparições foi vivido com “muita intensidade” neste país. Disse o Padre Rui Pedro que “Os emigrantes portugueses são, a meu ver, os melhores embaixadores desta mensagem” mariana.

Padre Rui Pedro, religioso scalabriniano lembra que foi feito um esforço para acrescentar uma “dimensão cultural” a estas celebrações eque isto aconteceu com sucesso.

Para o Padre Victor Cecílio que também participa do encontro em Fátima, trabalha junto da comunidade portuguesa em Friburgo, na Alemanha. Para ele, lá, o Centenário das Aparições foi vivido como “um momento muito profundo”
Padre Victor fez questão de sublinhar a adesão às celebrações e o trabalho “muito bem desenvolvido” pelos missionários na Alemanha, onde os emigrantes se sentem “acolhidos”, apesar das dificuldades, como acontece a propósito do idioma tão diferente.
“Fátima continua a ser uma porta, para os portugueses, uma realidade que toca o coração das nossas gentes”, sublinhou o religioso missionário na diáspora.

O diretor do Secretariado Nacional das Migrações da Igreja Católica na Suíça, Patrick Renz, quis testemunhar que os portugueses estão “muito bem integrados” e que os suíços “gostam dos portugueses”, que ali criaram a imagem de “grandes trabalhadores”.

No programa do encontro, a irmã Ângela Coelho, postuladora da Causa dos Pastorinhos de Fátima, vai abordar, na quarta-feira, o tema ‘A santidade de Francisco e Jacinta desafia a Igreja à conversão – Que desafios para a Igreja de Cristo’.

Na tarde do mesmo dia, Cristina Sá Carvalho, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, falará sobre ‘Catequese a alegria do Encontro com Jesus uma leitura e uma perspectiva de implementação’; um casal do movimento ‘Família de Caná’ dará um testemunho sobre a realidade familiar. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Santuário de Fátima e ECCLESIA)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas