Gaudium news > Sistema de Escolas Católicas registra recorde de crescimento no Canadá

Sistema de Escolas Católicas registra recorde de crescimento no Canadá

Canadá – Saskatchewan (Sexta-feira, 27-10-2017, Gaudium Press) O sistema de escolas católicas da província de Saskatchewan no Canadá, que viveu no mês de abril uma grave ameaça para seu sustento, registra agora um recorde de crescimento com a abertura de nove centros educativos católicos. Amparados sob uma cláusula da Carta de Direitos e Liberdades do Canadá invocada pelo Premier local, Brad Wall, os novos centros oferecem um panorama distinto graças à eleição livre dos pais de família que preferem a educação católica.

Sistema de Escolas Católicas registra recorde de crescimento no Canadá.jpg

“Os pais tomaram a decisão de adotar a educação católica. Esse é o respaldo mais importante que poderíamos ter”, explicou Diane Boyko, presidente das Escolas Católicas de Greater Saskatoon. “Isso é alentador para nós como divisão escolar e alentador, creio, para o futuro da educação católica na província”. Os novos centros educativos católicos foram construídos com recursos estatais, seguindo o modelo que subvenciona a educação dos alunos e que cria uma sociedade com as escolas e assegura seu mantimento adequado durante 30 anos.

Em abril de 2017, uma sentença judicial proibiu o financiamento público da educação de estudantes não católicos nas escolas católicas da província. Isto teria significado a saída de milhares de estudantes e o potencial desaparecimento dos centros educativos que se apoiam nos recursos estatais para seu funcionamento. Enquanto a Associação de Escolas Católicas de Saskatchewan interpôs uma apelação à sentença, o recurso do Premier permitiu sua suspensão por um prazo de cinco anos.

“Apoiamos a eleição de escolas, incluídas as escolas públicas, separadas e baseadas na Fé”, indicou Wall em seu anúncio de vetar a polêmica decisão judicial. “Defenderemos a escolha da escola para estudantes e pais. Ao envolver a cláusula, protegemos os direitos dos pais e estudantes a escolher as escolas que funcionam melhor para suas famílias, independentemente de sua Fé religiosa”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas