Gaudium news > Preservação do patrimônio da Igreja é tema de seminário no Recife

Preservação do patrimônio da Igreja é tema de seminário no Recife

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 30-10-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio de sua Comissão de Pastoral para a Cultura, promoveu entre 27 e 28 de outubro a 4ª edição do Seminário de Bens Culturais da Igreja.

Preservação do patrimônio da Igreja é tema de seminário no Recife.jpg

O evento aconteceu na concatedral de São Pedro dos Clérigos e na Igreja da Madre de Deus e contou com palestras, mesas redondas e oficinas para religiosos, leigos engajados, historiadores, estudantes, arquitetos, museólogos e profissionais da área de preservação do patrimônio.

De acordo com o presidente da Comissão, Padre Rinaldo Pereira, o intuito do evento foi despertar, no clero e nas comunidades, o senso de responsabilidade em preservar o patrimônio histórico e cultural da Igreja, fazendo com que essa riqueza chegue às gerações futuras. “Para isso, espaços de conhecimento como este seminário discutem a cultura da sustentabilidade, explorando potenciais que muitas vezes são colocados à margem”, comentou o sacerdote.

Nos últimos tempos, a Comissão de Cultura da Arquidiocese estreitou relações e parcerias com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a fim da preservação dos bens culturais da Igreja. Também houve o resgate de peças pertencentes que estavam espalhadas em diversos lugares, passíveis de serem subtraídas, e que agora estão sendo inventariadas e catalogadas para posterior disponibilização à sociedade.

Ainda conforme o Padre Rinaldo, quando um bem é tombado, não deixa de ser propriedade da Igreja. “Por isso não se pode isentar clero e comunidade da responsabilidade da manutenção”.

Entre os avanços recentes da Comissão de Cultura estão o resgate da função pastoral do Museu de Arte Sacra de Pernambuco, que pertence à Arquidiocese e é gerido em parceria com a Fundarpe, além da reestruturação e reorganização do Arquivo Arquidiocesano Dom José Lamartine, que traz em seu acervo documentos de até 400 anos que contam a história da Igreja de Olinda e Recife. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas