Gaudium news > Dedicada em São Paulo a igreja e altar da Paróquia São Gabriel Arcanjo

Dedicada em São Paulo a igreja e altar da Paróquia São Gabriel Arcanjo

São Paulo (Segunda-feira, 30-10-2017, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, celebrou recentemente a dedicação da igreja matriz da Paróquia São Gabriel Arcanjo.

 Dedicada em São Paulo a igreja e altar da Paróquia São Gabriel Arcanjo.jpg
Foto: Luciney Martins/O São Paulo

A missa foi presidida por Dom Odilo e concelebrada por demais sacerdotes, como o pároco, Cônego Sergio Conrado.

“O altar lembra a mesa da última ceia e, ao mesmo tempo, a cruz sobre a qual Cristo se ofereceu pela nossa redenção. É no altar que depositamos nossas oferendas, que são oferecidas junto ao sacrifício de Cristo. E assim, Ele se oferece a nós como pão descido do céu, para que todo que Dele comer não pereça, mas tenha vida eterna”, declarou o cardeal.

Em sua homilia, Dom Odilo salientou que “o rito de dedicação da igreja e do altar nos lembra aquilo que somos nós, Igreja”. “Quando falamos Igreja, pensamos no templo, e esse é um modo de entender, mas a Igreja de Cristo é a comunidade dos batizados e também dos que não foram batizados ainda, mas procuram a Deus e, de alguma forma, estão ligados à Igreja, mesmo que não o estejam formalmente”.

O purpurado explicou ainda que “na segunda leitura, São Paulo diz à comunidade que ela não é mais estranha, estrangeira, mas parte da família de Deus, concidadã dos santos. E nós somos a Igreja a caminho da Jerusalém celeste, da cidade eterna. São Paulo continua dizendo que a comunidade está integrada ao edifício, que é a Igreja, a casa de Deus, que tem como fundamento os apóstolos”.

“A Igreja é a comunidade convocada pela Palavra de Deus, que deseja ouvir o que o Senhor irá falar. A Palavra de Deus deve ressoar na Igreja, não só no templo, mas na comunidade dos fiéis; Igreja viva: casa de Deus que somos nós; Igreja: comunidade de irmãos; Igreja: povo de Deus a caminho da Jerusalém Celeste”, destacou.

Criada em 13 de novembro de 1939, quando Dom José Gaspar d’Afonseca e Silva era o Arcebispo de São Paulo, a comunidade localizada no Jardim Paulista é proveniente de um desmembramento das paróquias do Jardim América, Indianópolis e Santa Generosa. A conclusão das obras ocorreu em 1940, sendo naquela época o Monsenhor Humberto Manzini nomeado como pároco.

O atual responsável pela igreja, o Cônego Sérgio Conrado, afirmou que “a paróquia é muito conhecida e querida pelo número de missas dominicais – oito no total – e o intenso atendimento às confissões: semanal e dominical”. “A população frequentadora: cerca de 5 mil pessoas por final de semana. Além dos moradores do Jardim Paulista, acolhe muitas pessoas de toda a cidade”, acrescentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas