Gaudium news > Portugal: Cardeal e Bispos apoiam e incentivam “Caminhada pela Vida 2017”

Portugal: Cardeal e Bispos apoiam e incentivam “Caminhada pela Vida 2017”

Lisboa – Portugal (Segunda-feira, 30-10-2017, Gaudium Press) “A vida é um caminho, como sabemos, é um caminho da concepção à morte natural, que tem de ser acompanhado em todas as suas etapas, mas acompanhado verdadeiramente, pela convicção, pela ação e pela solidariedade de nós todos”, estas foram palavras do Patriarca de Lisboa, Cardeal Dom Manuel Clemente, em um vídeo distribuído hoje pelo Serviço de Imprensa do Patriarcado de Lisboa.

30-10Portugal Cardeal e Bispos apoiam e incentivam Caminhada pela Vida 2017.jpg

Com isso o cardeal-patriarca de Lisboa manifestou seu apelo a favor da “Caminhada pela Vida 2017”, que será realizada no próximo sábado, dia 4 de novembro. Com seu comunicado o Cardeal deixa a todos um forte apelo ao comprometimento dos fiéis com a participação na iniciativa em defesa dos nascituros.

D. Manuel Clemente elogia os que se empenham neste campo, considerando que são para toda a sociedade portuguesa “um grande estímulo no caminho da vida”: “Não é um caminho que se faça sozinho, é um caminho que se faz com todas as pessoas que já estão aí, diariamente, na frente da luta pela vida, acompanhando as situações difíceis, prevenindo essas mesmas dificuldades, não deixando ninguém sozinho”, assinala.

O Cardeal presidente da Conferência Episcopal Portuguesa manifesta o seu compromisso com esta luta apelando para “Que os seus promotores sejam acompanhados por muitas outras pessoas, que estão com eles nesta mesma caminhada”, apela.

Lisboa, Aveiro, Porto

Pela primeira vez, além de Lisboa, Aveiro e a cidade do Porto também terão suas caminhadas pela Vida.

Elas também serão organizadas pela Federação Portuguesa pela Vida (FPV), evocando também os direitos dos nascituros e questionando métodos de procedimentos abortivos e a pratica da eutanásia.

Em um comunicado, Dom Antônio Moiteiro, Bispo de Aveiro, destaca que “Sob o lema ‘Toda a vida tem dignidade’, esta Caminhada, que ocorrerá, pela primeira vez, em Aveiro, propõe-se manifestar, publicamente, que é dever de todos e de cada um cuidar da vida humana em todas as suas fases e condições, permitindo dar, deste modo, um sinal alegre e vivo de que as gentes de Aveiro cuidam, com dedicação e carinho, de todos os seus”.

Dom Antônio Moiteiro sublinha também que “Em tempos de desafio, em que a vida parece reduzida à condição de descartável ou menos digna de ser vivida quando marcada pela fragilidade, a participação nesta caminhada solidária pela vida será um sinal da unidade de todos em defesa de todos, sem abandono de ninguém”.

Origem

A Caminhada pela Vida teve origem nas campanhas para os referendos sobre o aborto de 1998 e 2007 e foi retomada de modo anual a partir de 2012. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas