Gaudium news > Sinos voltam a soar na Caxemira após mais de 50 anos de silêncio

Sinos voltam a soar na Caxemira após mais de 50 anos de silêncio

Srinagar – Caxemira (Quarta-feira, 01-11-2017, Gaudium Press) O templo da Sagrada Família de Srinagar, localizado na região da Caxemira na Índia, fez soar seus sinos no dia 29 de outubro em um evento com presença de todas as comunidades locais. O histórico feito que não se produzia há mais de 50 anos foi destacado como um exemplo de convivência e harmonia social.

Sinos voltam a soar na Caxemira após mais de 50 anos de silêncio.jpg

O retorno do som dos sinos foi possível graças à doação de um sino por parte de uma das 30 famílias de fiéis locais e a presença de crentes e não crentes na reinauguração do campanário foi qualificada como uma mostra da “cultura composta” de Caxemira pelo pároco local, Padre Roy Matthews. “A mensagem é clara e forte”, indicou o sacerdote, segundo o informativo norte-americano Crux. O exemplo de convivência e harmonia no toque dos sinos “deveria ser conhecido no mundo por causa das divisões e violência cometidos em nome da religião”.

O templo, localizado na principal cidade de Caxemira e cuja povoação é majoritariamente muçulmana, havia perdido seu sino em um ataque incendiário contra o templo em 1967, em meio de protestos contra a guerra do Oriente Médio. Tanto o sino como o campanário sofreram graves danos e a pequena comunidade de fiéis não teve os recursos econômicos para repôr o sino avariado pelo incidente, por isso seu som não foi ouvido durante décadas.

Caxemira é um lugar marcado historicamente pelos conflitos devido sua identidade religiosa e a disputa dos territórios por parte da Índia e Paquistão. Cada um destes países administra uma parte da região e reclama para si a totalidade do Himalaia. Desde 1989 existem grupos armados rebeldes que buscam a independência ou anexação ao Paquistão da parte índia da Caxemira e os países enfrentaram três guerras desde 1947 pelo controle do mesmo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas