Gaudium news > Portugal: Meta das Jornadas de Catequese 2017 é valorizar “experiência pessoal do encontro com Cristo”

Portugal: Meta das Jornadas de Catequese 2017 é valorizar “experiência pessoal do encontro com Cristo”

Aveiro – Portugal (Quarta-feira, 01-11-2017, Gaudium Press) Dom António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) disse que as Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 (JNC2017) querem valorizar este ano a “experiência pessoal de encontro com Cristo”. 

01 11 JNC-2017 querem valorizar ?experiência pessoal de encontro com Cristo?.jpg

As jornadas nacionais de catequistas vão refletir sobre carta pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’, entre 3 e 5 de novembro, em Fátima.

Em entrevista publicada no site da Educris, Dom António Moiteiro incentiva todos a um empenho generoso e cheio de amor porque “sem catequistas motivados não há catequese”.
O presidente da Comissão Episcopal Educação Cristã e Doutrina da Fé explica que o encontro tem seu início com os catequistas sendo incentivados a terem uma “experiência pessoal de encontro com Cristo”.
O encontro da JNC-2017 deve ser “Um tempo de oração, de meditação, de confronto com a Palavra que nos é anunciada” e isto será um “ponto fundamental” porque a Palavra “não é letra morta”, mas “uma pessoa”. E a “a Palavra proclamada é Jesus Cristo”, acrescentou.

Programação

De acordo com o programa a ser realizado nesta Jornada, o padre Mário Rodrigues de Sousa, especialista em Sagrada Escritura e professor na Universidade de Évora, deve apresentar logo no primeiro dia uma reflexão ‘”Vimos o Senhor!” (Jo 20, 25) A alegria do encontro com o ressuscitado’.

No dia seguinte, os catequistas iniciam i dia da Jornada com a celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Pelino, vogal da Comissão Episcopal da Educação e Doutrina da Fé.
Após a celebração, o presidente da CEECDF vai apresentar as ‘Linhas Programáticas para a Catequese’, ou seja, as “grandes linhas” que a comissão pretende para o novo triénio.

A tarde do dia 4 e a manhã de domingo 5 de novembro são sessões de trabalho para aprofundamento e conhecimento da carta pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’ para que “todos os catequistas possam passar por todos”.

“Que seja um tempo forte de fazer com que documento chegue a todas dioceses e comunidades cristãs”, deseja Dom António Moiteiro.

JNC-2017

As JNC2017 são organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
A Igreja Católica em Portugal está celebrandor, desde domingo, a Semana Nacional da Educação Cristã 2017 e a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina Fé e divulgou a nota pastoral com o tema ‘A Alegria do Encontro com Jesus Cristo’. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas