Gaudium news > Sínodo sobre os jovens: síntese das contribuições francesas

Sínodo sobre os jovens: síntese das contribuições francesas

Lourdes – França (Quarta-feira, 08-11-2017, Gaudium Press) Na preparação para o sínodo dos bispos de outubro de 2018 sobre “Juventude, Fé e Discernimento das Vocações”, foi iniciada uma ampla consulta com os líderes pastorais das dioceses, movimentos e comunidades após a publicação do documento preparatório .

Foram recebidas 110 respostas, incluindo 69 das dioceses. Após a aprovação do Conselho Permanente da Conferência dos Bispos da França, um resumo nacional dessas respostas foi enviado a Roma. Tudo foi apresentado em 7 de novembro de 2017, em Lourdes.

Contribuições que apontam desafios

Todas as contribuições mencionam primeiro os muitos desafios que os jovens veem na sociedade de hoje: uma sociedade em movimento em rápida evolução, uma sociedade secularizada e plural e uma sociedade particularmente complexa, que gera preocupação e insegurança.

Jovens de 16 a 26 anos teem sede espiritualidade

Numa sociedade sem balizas, os jovens expressam uma grande necessidade de acompanhamento espiritual, pedem para serem guiados e ouvidos. Diante da falta de acompanhantes, é necessário treinamento para agentes pastorais.

Pode-se ler nesse resumo que a Igreja, particularmente, atinge os jovens quando ele atende a sua principal necessidade de ser ouvido. Eles têm sede de significado e espiritualidade. Eles precisam ser atores, tomar decisão de projetos, em conexão com sacerdotes e equipes pastorais.

Muitos jovens deploram o espaço limitado que são dadas nas paróquias e seus órgãos de decisão.

Os jovens querem ser bem-vindos e ouvidos com bondade pelos sacerdotes

Os jovens católicos que estão envolvidos ou que não praticam, pedem que a Igreja seja exemplar e ouça-os. Querem sacerdotes disponíveis e fechados, que os recebem com bondade.
Eles também estão à espera de uma igreja que ofereça pontos de referência.

Despertar vocacional pouco usado pela pastoral juvenil

No que diz respeito à pastoral das vocações e ao acompanhamento espiritual, observa-se nas respostas à consulta que a visão da vocação é muitas vezes reduzida ao sacerdócio e à vida religiosa.

No contexto atual, a sociedade e as famílias desconfiam de uma vida única no celibato. O despertar vocacional não é apoiado por ministério juvenil, educação católica e famílias que favoreçam o sucesso profissional e acadêmico.

Bispo Pontier exorta os jovens a ter a audácia de afirmar sua fé de forma pacífica

Em seu discurso de encerramento à Assembléia Plenária dos Bispos da França, Dom Georges Pontier, Arcebispo de Marselha e Presidente da Conferência dos Bispos da França, observou que a síntese das respostas ao questionário recebido descreveu uma geração e que busca e é generosa em seus compromissos.
“Não nos esquecemos”, diz ele, “que esses jovens são diversos; que, embora alguns tenham uma vida relativamente fácil, outros são marcados pela desvantagem, as dificuldades para encontrar um emprego, a fragilidade dos laços familiares. Queremos dizer novamente a todos que são o presente da nossa Igreja e a riqueza da nossa sociedade “.

Dom Pontier convida os jovens a “tomar seu lugar em nossas comunidades, ter a audácia de afirmar sua fé de forma pacífica na busca de um diálogo que seja sempre frutuoso”.

“Com o Papa Francisco, disse o Bispo, renovamos nossa confiança neles: eles são os pilares de um mundo futuro onde o respeito pela criação e o outro serão realidades tangíveis “.

Dom Laurent Percerou, bispo de Moulins

“Toda essa consultoria rica durante o Sínodo, por sua vez, observou o bispo Laurent Percerou, bispo de Moulins (Allier) e membro do Conselho de Pastoral de Crianças e Jovens da Conferência Episcopal da França, permitirá aos bispos delegados de sua conferência episcopal para refletir sobre como a Igreja pode fazer com que os jovens descobrem que são amados por Deus neste tempo nosso, chamado por Ele para dar sentido às suas vidas ao servir seus irmãos, seguindo Cristo “. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações RV)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas