Gaudium news > Edificar, custodiar e purificar a Igreja: palavras-metas para o Papa

Edificar, custodiar e purificar a Igreja: palavras-metas para o Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 09-11-2017, Gaudium Press) No dia em que a Igreja comemora a Consagração da Basílica de São João se Latrão, 09 de novembro, o Papa Francisco tratou deste acontecimento em sua homilia durante a Santa Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta, na manhã desta quinta-feira.

09-11Edificar, custodiar e purificar a Igreja palavras-metas para o Papa.jpg

Três palavras: edificar, custodiar e purificar a Igreja serviram de rumo para as palavras do Papa na missa de hoje. Sinteticamente, aqui colocamos o pensamento expresso pelo Pontífice.

Edificar a Igreja

“Edificar a Igreja”: o seu fundamento Jesus Cristo:

“Ele é a pedra angular neste edifício. Sem Jesus Cristo, a Igreja não existe. Por quê? Porque não há fundamento. E se construímos uma igreja – pensemos numa igreja material – sem fundamento, o que acontece? Cai. Cai inteira. Se não há Jesus Cristo vivo na Igreja, ela cai”, disse Francisco, para em seguida perguntar:

E nós, o que somos? “Somos pedras vivas”, respondeu o próprio Francisco, acrescentando que somos pedras não iguais, cada uma diferente, porque “esta é a riqueza da Igreja. Cada um de nós constrói segundo o dom que Deus deu. Não podemos pensar numa Igreja uniforme: isso não é Igreja”.

Custodiar a Igreja

“Custodiar a Igreja” com a consciência de que o consciente do Espírito de Deus habita em nós:

“Quantos cristãos hoje sabem quem é Jesus Cristo, sabem quem é o Pai – porque rezam o Pai Nosso? Mas quando você fala do Espírito Santo… “Sim, sim… ah, é a pomba, a pomba” e para ali. Mas o Espírito Santo é a vida da Igreja, é a sua vida, é a minha vida…. Nós somos templo do Espírito Santo e devemos custodiar o Espírito Santo, a tal ponto que Paulo aconselha os cristãos “a não entristecê-lo”, isto é, não ter uma conduta contrária à harmonia que o Espírito Santo faz dentro de nós e na Igreja. Ele é a harmonia, ele faz a harmonia deste edifício.”

Purificar a Igreja

“Purificar a Igreja”, a partir de cada um de nós:

“Somos todos pecadores: todos. Todos. Se alguém de vocês não for, levante a mão, porque seria uma bela curiosidade. Todos somos pecadores. E por isso devemos purificar-nos continuamente. E purificar também a comunidade: a comunidade diocesana, a comunidade cristã, a comunidade universal da Igreja. Para fazê-la crescer. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas