Gaudium news > Santuário de Nossa Senhora de Pompeia recebe peregrinação de 3 mil universitários romanos

Santuário de Nossa Senhora de Pompeia recebe peregrinação de 3 mil universitários romanos

Roma – Itália (Quinta-feira, 09-11-2017, Gaudium Press) Com o lema “Discípulos do Mestre: conhecer e servir em tempos novos”, ocorrerá no próximo sábado, 11 de novembro, a tradicional peregrinação dos universitários romanos que nesta ocasião será ao Santuário de Nossa Senhora da Pompeia. Por volta de 3 mil jovens se unirão a esta jornada que chega já a sua edição número 15 e é animada pelo Departamento Diocesano para a Pastoral Universitária.

“Escolhemos este Santuário Mariano porque a próxima Jornada Mundial da Juventude abordará o tema ligado à figura de Nossa Senhora. O Papa, de fato, convida os jovens a seguirem Maria como exemplo de vida, porque soube dizer sim a Deus sem reservas, confiando completamente em seu projeto”, assinalou Dom Lorenzo Leuzzo, Bispo Auxiliar de Roma e diretor do Departamento para a Pastoral Universitária.

Santuário de Nossa Senhora de Pompeia recebe peregrinação de 3 mil universitários romanos.jpg

Os milhares de jovens, que chegarão desde Roma a Pompeia em dois trens e diversos ônibus, serão acolhidos por Dom Tommaso Caputo, delegado Pontifício do Santuário. Ali assistirão ao tradicional “Bom dia com Maria” quando se retirará o véu que durante a noite protege a venerada imagem de Nossa Senhora, evento que será realizado de maneira excepcional às 10h30.

Às 11h está prevista uma reflexão a cargo de Dom Giacomo Morandi, Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, que às 11h30 presidirá a celebração Eucarística. A tarde, a partir das 14h, estará marcada por um itinerário arqueológico descobrindo as escavações de Pompeia -cidade que na antiguidade foi sepultada após a erupção do vulcão Vesúvio- e uma visita caritativa nas diferentes iniciativas benéficas adiantadas pelo Santuário.

A este respeito se referiu Dom Fabio Lodice, diretor do Centro Cultural Internacional João XXIII, também citado por RomaSette.it: “Por ocasião de nossa peregrinação se terá a oportunidade de visitar a obra iniciada por Bartolo Longo, fundador do Santuário, para compreender que coisa é a caridade: ser companhia para o outro, simplesmente porque o outro existe”.

“Seria belo que nossos estudantes dedicassem parte de seu tempo livre para viver um gesto de caridade com quem tem necessidade, sem prejudicar o tempo de estudo. Para nós capelães é uma alegria poder ajudar a quem faz esta escolha”, acrescentou.

A jornada será encerrada às 16h30 com um momento de Adoração Eucarística presidido por Dom Leuzzi, e uma procissão de velas.

O Santuário de Nossa Senhora de Pompeia, situado na província italiana de Nápoles, foi construído em honra a Nossa Senhora do Rosário por iniciativa do advogado e Beato Bartolo Longo que viu decair a Fé dos camponeses que viviam em um assentamento construído perto da antiga cidade de Pompeia.

Contam que o Beato tomou a decisão de edificar o templo em uma capela já existente após um sonho que em uma ocasião teve com um amigo falecido que lhe dizia: “Salve esta gente. Propague o Rosário. Faça com que rezem. Maria prometeu a salvação para aqueles que o façam”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas