Gaudium news > Igreja Diocesana é tema de jornada na Espanha

Igreja Diocesana é tema de jornada na Espanha

Espanha – Madri (Sexta-feira, 10-11-2017, Gaudium Press) Com o lema “Somos uma grande família contigo”, a Espanha comemorará no domingo, 12 de novembro, o “Dia da Igreja Diocesana”. A jornada tem por objetivo gerar consciência sobre a importância que a Igreja particular, a paróquia, tem para os fiéis, convidando a colaborar com ela. A iniciativa é animada há alguns anos pelo Secretariado para o Sustento da Igreja a partir do programa “XTantos” (www.portantos.es).

“O secretariado para o Sustento da Igreja nos convida para colaborar com nossa paróquia oferecendo o que temos: qualidades, tempo ou dinheiro. Somos a família dos filhos de Deus e como família todos somos corresponsáveis por seu trabalho e sustento”, indica a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) em informações sobre a jornada.

Igreja Diocesana é tema de jornada na Espanha.jpg

E é que a paróquia é o lugar onde os batizados crescem em comunidade e participam da Igreja. “Nossa paróquia é a que tenhamos mais próxima, quem sabe a de nosso bairro, ou onde vamos habitualmente à Missa. O que vemos? Uma construção mais ou menos recente, ou que pode ter vários séculos, e com um determinado valor artístico (…). Mas esse lugar, esse edifício, é a casa do Senhor e de seu Povo, que se congrega para celebrar os mistérios da Fé e experimentar a fraternidade cristã. As pedras do passado ou os ladrilhos de hoje são expoentes de uma grande quantidade de histórias pessoais e comunitárias”, assinala a CEE.

Sobre o “Dia da Igreja Diocesana” se referiu Dom Braulio Rodríguez Plaza, Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, que refletiu: “Como celebrar, pois, o Dia da Igreja Diocesana? Antes de tudo, devemos rezar por nossa Igreja, por todos seus membros, sem esquecer os distantes e os que mais sofrem. Mas não basta a oração; temos que conhecer mais a fundo seu mistério profundo e sua vida de cada dia”.

O Primaz da Espanha também disse: “é muito desejável que nos perguntemos: O que fazemos realmente por nossa Igreja? Somos somente classes passivas? Qual é nosso comportamento, que atividades de apostolado temos? Quanto tempo dedicamos às suas atividades de todo tipo: de caridade, de formação, de voluntariados?”.

Além disso, assinalou que a jornada é uma especial ocasião para ajudar a Igreja na parte econômica, pelo qual chamou à generosidade: “Com simplicidade e confiança vos peço que sejais generosos. Dai para vossa Igreja uma oferta significativa, algo que expresse o amor e a gratidão aos que ensinaram a conhecer a Jesus Cristo e ao bom Pai do céu”.

“Há umas portas que estão abertas, abertas para entrar e participar da mensagem de Jesus, abertas para sair e ajudar a tantos. É tua paróquia que necessita de teu compromisso econômico, tua colaboração e teu tempo. Porque somos uma grande família contigo!, colabora com tua paróquia”, diz o comercial de rádio que se preparou para o “Dia da Igreja Diocesana”.

Várias são as frentes nas quais a Igreja na Espanha recebe ofertas para seu sustento e para levar a cabo seu trabalho evangelizador: as contribuições que realizam diretamente os fiéis através de coletas ou donativos -como a iniciativa do “Dia da Igreja Diocesana”-, heranças e legados, e a locação tributária através da declaração anual da renda quando os fiéis marcam a favor da Igreja.

Estes recursos são distribuídos solidariamente a partir do Fundo Comum Interdiocesano para as diversas necessidades de trabalho pastoral da Igreja. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas