Gaudium news > Com Esperança no Futuro, Igreja em Portugal promove “Semana dos Seminários”

Com Esperança no Futuro, Igreja em Portugal promove “Semana dos Seminários”

Lisboa – Portugal (Segunda-feira, 13-11-2017, Gaudium Press) Desde de domingo, 12/11, até o dia 19 de novembro a Igreja Católica em Portugal estará celebrando a “Semana dos Seminários”.

13-11Com Esperança no Futuro, Igreja em Portugal promove ?Semana dos Seminários?.jpg

O intuito dos organizadores ao realizar este Seminário é o de apresentar estas instituições religiosas de formação eclesiásticas como sendo um “sinal da esperança para a Igreja e para o mundo”.

No ano 2000, o número de seminaristas diocesanos e religiosos em Portugal era de 547. Em 2012, em seu total, houve uma queda nesse número. Ele passou a ser de 474 seminaristas entre os que são diocesanos e os que são ligados institutos religiosos.
Em 2015 o número de candidatos ao sacerdócio voltou a crescer e passou a ser de 551 seminaristas em todo o país.

A “Semana dos Seminários” de 2017 tem como lema ‘Fazei o que Ele vos disser’, inspirado na passagem do Evangelho onde é narrado o episódio das bodas de Caná.

Ocasião Privilegiada

Dom António Augusto de Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, publicou uma mensagem a propósito do evento onde ele afirma que esta semana dedicada pelo episcopado paro os seminários será uma ocasião “privilegiada” na qual vai ser valorizado o fundamental papel desta instituição tão antiga quanto atual e necessária para a formação e aumento do clero.

Lugar indispensável, Sinal de Esperança

A Mensagem enviada para a as diversas mídias pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios afirma que “No nosso tempo os seminários representam um sinal de esperança para a Igreja. “
Os católicos portugueses são desafiados por Dom António Augusto a terem uma maior consciência da “importância do seminário como lugar indispensável para a formação dos futuros pastores da Igreja”.

As palavras do presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios em Portugal assinalam que “O Seminário é tempo de estar com Jesus e de aprender com Ele a viver no meio das realidades do mundo; é tempo para exercitar a escuta e aprofundar o discernimento acerca da vontade de Deus; é tempo de cultivar um coração dócil, livre e generoso para o serviço de Deus e dos irmãos; é tempo para descobrir o estilo mariano da evangelização que valoriza a proximidade, a ternura e o afeto”, assinala.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas