Gaudium news > Templo no Vietnã será reconstruído 50 anos depois do bombardeio que o destruiu

Templo no Vietnã será reconstruído 50 anos depois do bombardeio que o destruiu

Vietnã – Hai Phong (Segunda-feira, 13-11-2017, Gaudium Press) O Bispo de Hai Phong, Vietnã, Dom Joseph Vu Van Thien, presidiu a Missa de início das obras de reconstrução de um templo no Santuário dos Mártires de Hai Duong. O templo original foi destruído em um bombardeio aéreo em 1967, durante a Guerra do Vietnã.

Templo no Vietnã será reconstruído 50 anos depois do bombardeio que o destruiu.jpg

A cerimônia foi concelebrada por mais de 70 sacerdotes e congregou a mais de sete mil fiéis de todo o país e representantes das autoridades civis e religiosas. A reconstrução é fruto de um paciente esforço da Igreja no norte do país para conquistar o diálogo com as autoridades e acordar a recolocação de 43 casas construídas ilegalmente nos terrenos do Santuário e obter a documentação oficial e a permissão de uso da terra e de construção, uma tarefa complexa em um país onde persistem fortes limitações à liberdade religiosa.

“Hoje, 50 anos depois da destruição do Santuário dos Mártires, estamos felizes de começar a construção da nova igreja. Este é um rito histórico de nossa Diocese”, expressou o prelado durante a Eucaristia. O Santuário foi edificado no lugar do martírio de missionários e fiéis católicos, entre os quais se encontram os Bispos Dom Jerónimo Hermosilla Liem e Dom Valentino Berrio Ochoa Vinh e o sacerdote dominicano Padre Pedro Almato Binh, além do religioso Irmão Joseph Nguyen Duy Khang, que deram sua vida pela Fé em 1861.

Do templo original, que em seu momento foi o maior da região Indochina, se conservam apenas alguns muros e parte de uma torre. Um dos muros em ruínas será conservado como testemunho histórico enquanto que se levantará uma nova edificação de 464 metros quadrados com dois campanários de quase 18 metros de altura. O complexo incluirá um museu onde se exibirão relíquias dos Mártires. O novo templo será um convite aos fiéis atuais a um maior testemunho de Fé. “Gostaria de chamar a todos vocês a seguirem os brilhantes exemplos dos mártires amando e trabalhando com outras pessoas para construir uma sociedade de paz e justiça”, concluiu o Bispo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas