Gaudium news > Dom Chaput anima sacerdotes filipinos a fortalecerem os matrimônios

Dom Chaput anima sacerdotes filipinos a fortalecerem os matrimônios

Estados Unidos – Houston (Quinta-feira, 16-11-2017, Gaudium Press) O Arcebispo da Filadélfia, Estados Unidos, Dom Charles Chaput, se dirigiu à Assembleia Nacional de Sacerdotes Filipinos nos Estados Unidos, realizada no dia 08 de novembro na cidade de Houston. O prelado animou os presbíteros a fortalecerem os matrimônios e defenderem sua indissolubilidade, já que esta característica do sacramento “não pode ser suavizada ou reinterpretada ou contextualizada”.

Dom Chaput anima sacerdotes filipinos a fortalecerem os matrimônios.jpg

“O matrimônio cristão nunca é um simples ‘ideal’. Descrevê-lo como um ‘ideal’ tende a abrir a porta a excusar e depois normalizar o fracasso”, alertou o Arcebispo. Dom Chaput recordou que os fiéis devem guardar fidelidade aos seus cônjuges quando contraem um matrimônio válido, “e é a Igreja quem determina o que é um matrimônio sacramentalmente válido”. O prelado pediu aos presentes defender o matrimônio católico como “uma mensagem de libertação, inclusive quando é difícil”.

Além da defesa do matrimônio, Dom Chaput refletiu sobre os desafios que enfrentam os sacerdotes nos Estados Unidos, como a preocupação que tem sobre a falta de consciência dos fiéis sobre sua Fé, a sacralidade dos sacramentos e o descuido da formação das crianças nas verdades da Fé, os quais afetam o sacramento. “As consciências imaturas e mal formadas se encontram entre os maiores desafios pastorais que enfrenta a Igreja”, descreveu. “Isto é o que torna o delegar as decisões sobre a nulidade ou validez de um primeiro matrimônio ao foro interno seja uma questão de verdadeira preocupação”.

Por este motivo, a figura do sacerdote é de enorme importância. “a vocação que vocês tem, irmãos, nunca foi mais vital para a vida familiar do que é agora”, assegurou o Arcebispo, que animou aos sacerdotes animarem os fiéis que padecem dificuldades em seu matrimônio e preservar o vínculo matrimonial “onde e quando seja razoavelmente possível”. “Se a graça é real, e a Palavra de Deus é verdadeira, então a alegria de um matrimônio permanente é possível para qualquer pessoa chamada a essa vocação”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas