Gaudium news > Universitários de Roma vivem a Semana do Evangelho

Universitários de Roma vivem a Semana do Evangelho

Itália – Roma (Quarta-feira, 22-11-2017, Gaudium Press) Desde o último domingo, 19, até o próximo dia 26 de novembro, ocorre nas capelanias universitárias, paróquias e colégios universitários a celebração da “Semana do Evangelho” para os universitários de Roma. A iniciativa, inspirada nesta ocasião no Evangelho de São Marcos, é animada pelo Departamento Diocesano para a Pastoral Universitária com o tema “Discípulos de Cristo. Conhecer e servir em tempos novos”.

Universitários de Roma vivem a Semana do Evangelho.jpg

“Queridos estudantes universitários, acolhendo suas expectativas e compartilhando suas preocupações, lhes confio o Evangelho de Marcos. É o Evangelho que nos descreve quem é o discípulo do mestre, o discípulo dAquele que o centurião, debaixo da Cruz, descobriu que era filho de Deus”, assinalou Dom Angelo de Donatis, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, em uma carta que dirigiu aos jovens estudantes.

“A todos vocês desejo que descubram e vivam juntos a alegria de serem seguidores do Mestre, para serem protagonistas de nosso tempo”, prosseguiu o prelado.

Como parte das atividades que ocorrem no lugar durante a “Semana do Evangelho”, o Departamento Diocesano da Pastoral Universitária, encabeçado por Dom Lorenzo Leuzzi, Bispo Auxiliar, entregará 20 mil cópias do Evangelho de São Marcos, tudo com o objetivo de incentivar sua leitura e fomentar sua reflexão.

“Por meio da leitura do Evangelho de Marcos, queremos convidar aos jovens a refletir sobre a Palavra de Deus, para conhecer quanto o Senhor tem trabalhado na história da salvação e hoje em nossa própria vida”, diz Dom Leuzzi, que é citado pelo meio de comunicação diocesano RomaSette.it.

A experiência da “Semana do Evangelho” se estenderá para os universitários durante o ano litúrgico com reflexões relacionadas com o Evangelho de São Marcos, especialmente em temas que envolvem a experiência do professor e do estudante universitário, segundo anunciou o Departamento Diocesano da Pastoral Universitária.

Itinerário Artístico

Além da semana dedicada ao Evangelho de Marcos, a Pastoral Universitária também está organizando um itinerário de oito etapas em vários templos romanos para aprofundar na história da arte e na arquitetura.

Inspirando-se na ‘Via Pulchritudinis’, que diz que “a beleza artística suscita emoção interior, provoca no silêncio um arrebatamento que leva a sair de si”, e que “para o fiel, a beleza transcende a estética e o belo encontra seu arquétipo em Deus”, o itinerário se desenvolverá a partir do dia 15 de novembro até o dia 23 de maio de 2018.

Os templos que se percorrerão serão: a Igreja de San Pietro in Montorio, as Basílicas de Santa Maria Sopra Minerva, Santa Maria in Cosmedin, Santa María in Arancoeli, Santa Cecilia in Trastevere, Santa Prassede, a Igreja de Sant’Agnese in Agone e a Igreja de Sant’Ognazio. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas