Gaudium news > Diocese de Roma viverá o Advento redescobrindo a beleza da Palavra de Deus

Diocese de Roma viverá o Advento redescobrindo a beleza da Palavra de Deus

Itália – Roma (Quinta-feira, 30-11-2017, Gaudium Press) Com o objetivo de obter maiores frutos espirituais durante o Advento, a Diocese de Roma prepara três iniciativas para viver este tempo litúrgico em espera do Natal que se iniciará no próximo domingo, 03 de dezembro.

O fio condutor será o aprofundamento na Palavra de Deus, em resposta ao convite que fez o Santo Padre na Carta Apostólica ‘Misericordia et misera’: “Seria oportuno que cada comunidade, em um domingo do Ano litúrgico, renovasse seu compromisso em favor da difusão, o conhecimento e o aprofundamento da Sagrada Escritura: um domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus para compreender a inesgotável riqueza que provêm desse diálogo constante de Deus com seu povo”.

Diocese de Roma viverá o Advento redescobrindo a beleza da Palavra de Deus.jpg

“Teria que enriquecer esse momento com iniciativas criativas, que animem os fiéis a serem instrumentos vivos da transmissão da Palavra. Certamente, entre essas iniciativas terá que estar a difusão mais ampla da ‘lectio divina’, para que, através da leitura orante do texto sagrado, a vida espiritual se fortaleça e cresça”, prossegue a Carta Apostólica.

As propostas vêm sendo animadas pelo Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis. A primeira delas será o “Domingo da Palavra” no Primeiro Domingo do Advento. Na ocasião os sacerdotes terão a oportunidade de celebrar com suas comunidades o rito da entronização do Livro dos Evangelhos, como convida o Vigário: “Nesse dia acolheremos solenemente o Livro da Palavra na assembleia litúrgica durante a celebração comunitária”.

Como preparação a esta jornada especial ao redor das Sagradas Escrituras nas primeiras vésperas do Domingo de Advento, se propõem um lucernário com o solene ingresso do Evangeliário e o ascendimento da Coroa do Advento. “A Palavra vem iluminar as trevas do mundo”, explica o Padre Giuseppe Midili, diretor do Departamento de Liturgia da Diocese de Roma.

A segunda iniciativa a qual convida Dom De Donatis é a de celebrar a Palavra de Deus em Família. “Para cada semana do Advento convido as famílias a viverem em seus lares um momento de oração sobre o Evangelho Dominical. Este momento pode ser em torno da Coroa do Advento preparada para indicar a passagem do tempo”, diz o prelado.

O Padre Midili comenta que esta iniciativa “é um modo de propor a cada núcleo família uma espécie de preparação à Eucaristia dominical”.

A terceira proposta girará em torno da ‘lectio divina’: “Pensando no caminho para todo o ano litúrgico as famílias podem ser convidadas a participar em uma ‘lectio divina’ sobre diversas passagens das Escrituras para aprofundar no tema do ano pastoral que estamos vivendo ‘Não os deixemos sozinhos: acompanhar os pais na educação de filhos adolescentes”.

Para este propósito o Vigário esteve a cargo da elaboração de três subsídios que ajudarão na reflexão e a melhor vivência do Advento em torno das Sagradas Escrituras. Os subsídios são os seguintes: ‘lectio divina’, Oração em Família e Acolhida do Livro da Palavra, que estão disponíveis no site do Departamento de Liturgia do Vicariato da Diocese de Roma. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas