Gaudium news > Cristo é "remédio" para a crise do pensamento moderno, diz Papa em audiência geral

Cristo é "remédio" para a crise do pensamento moderno, diz Papa em audiência geral

Cidade do Vaticano (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) Bento XVI dedicou a catequese de hoje, em sua tradicional audiência geral das quartas-feiras com os fiéis na Praça de São Pedro, à figura do teólogo São João Leonardo. O Papa lembrou que na próxima sexta-feira serão lembrados os 400 anos da morte do santo, que é considerado padroeiro dos farmacêuticos.

Antes de se tornar padre, São João Leonardo havia aprendido a manipular medicamentos, conhecimento profissional que usava para ilustrar também suas explicações teológicas, como, por exemplo, ao referir-se frequentemente a Jesus Cristo como “remédio” e “medida de todas as coisas”. Ele se dedicou com entusiasmo à pregação, especialmente ensinar às crianças a doutrina cristã, reunindo ao seu redor um grupo de jovens com os quais fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus.

“Aos seus discípulos lhes recomendava que só tivessem diante de seus olhos a honra, o serviço e a glória de Jesus crucificado. Seu zelo apostólico o levou a enviar ao Papa Paulo V um memorial com critérios para a autêntica renovação da Igreja. Estes mesmos desejos levaram-no, junto com João Batista Vives e Martín de Funes, a contribuir para a criação do Dicastério da Propaganda Fide e ao nascimento do Colégio Urbano de Propaganda Fide, no qual se formaram muitos sacerdotes para a evangelização dos povos”, explicou Bento XVI.

Para os sacerdotes modernos, São João Leonardo é exemplo de como começar grande reformas na Igreja de Cristo, disse o Papa. “O primado de Cristo sobre tudo se torna para ele o critério concreto de juízo e de ação e o princípio gerador da sua atividade sacerdotal, que exercitou enquanto estava em vigência um vasto e difundido movimento de renovação espiritual na Igreja, graças ao florescer de novos institutos religiosos e ao testemunho luminoso de santos como Carlo Borromeo, Felipe Neri, Ignácio de Loyola, Giuseppe Calasanzio, Camillo de Lellis, Luigi Gonzaga”.

O Papa também recordou que na pessoa de Cristo se encontra a “medida” para enfrentar a crise do pensamento moderno e os problemas internos da Igreja. “A Igreja é o campo de Deus, que não se escandalizou com as suas fraquezas humanas”, mas deve purificá-la e torná-la “bela e santa”.

Ao final da audiência, antes de conceder sua benção apostólica, o Papa saudou os fiéis em 11 línguas: francês, inglês, alemão, espanhol, português, polonês, húngaro, tcheco, eslovaco, croato e, como sempre ao fim, em italiano. Em português, Bento XVI disse:

“A minha saudação amiga aos fiéis da arquidiocese de Porto Alegre e demais peregrinos de língua portuguesa! Viestes a Roma, onde há quatrocentos anos morreu São João Leonardo, vítima da caridade fraterna, contagiado ele mesmo pela epidemia cujos doentes tratava. A luminosa figura deste Santo convida todos os cristãos a transmitirem aos homens o verdadeiro «remédio de Deus», que é Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. N’Ele vos abençôo, a vós e às vossas famílias.”

Aos peregrinos de língua española, falou: “Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española, en particular a los miembros de la Corte de Honor de la Virgen de los Desamparados, de Valencia; a los fieles de la Diócesis de Engativá, en Colombia, así como a los demás grupos procedentes de España, Argentina, México, Venezuela y otros países latinoamericanos. En este Año Sacerdotal, que el ejemplo y la intercesión de san Juan Leonardi estimulen a los pastores y a los laicos a vivir con fidelidad la vocación que les es propia. Muchas gracias.”

Hoje, na Praça de São Pedro, segundo estimativas da Santa Sé, calula-se que mais de 20 mil pessoas estiveram presentes para ouvir o pontífice, entre as quais grupos numerosos vindos da Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas