Gaudium news > As rosáceas: um tributo geométrico à perfeição de Deus

As rosáceas: um tributo geométrico à perfeição de Deus

As rosáceas um tributo geométrico à perfeição de Deus 1.jpg

Estados Unidos – Washington (Sexta-feira, 01-12-2017, Gaudium Press) O artista e acadêmico David Clayton, autor do livro ‘The Way of Beauty’ (A Via da Beleza) destacou em um artigo para ‘New Liturgical Movement’ o significado e beleza das rosáceas, um dos elementos arquitetônicos característicos dos templos góticos. Estas figuras, que podem chegar a notáveis graus de complexidade, encerram um sentido profundo: o culto a Deus e a Evangelização através das formas geométricas.

Apreciar este significado requer uma catequese especial. “É importante despertar nosso sentido inato do simbolismo do mundo natural e de tudo o que é criado, já que isto também estimula nosso sentido natural do divino”, explicou Clayton. O assombro da contemplação da beleza natural requer uma disposição da vontade para que não se fique no superficial e leve o homem à sua verdadeira origem em Deus. “Esta é sua verdadeira consumação: estamos feitos para ver a glória de Deus em Sua criação, e será para Sua maior glória e nossa maior alegria se permitimos que a beleza do mundo nos leve ao que assinala”.

As rosáceas um tributo geométrico à perfeição de Deus 2.jpg

Sobre o tributo a Deus das matemáticas e a geometria nas rosáceas, o autor destacou a estreita relação das matemáticas com as leis da natureza, algo no qual o homem poderia descobrir o rosto do Criador. “O cientista natural de hoje em dia é menos consciente do simbolismo que atravessa tanto a natureza como as matemáticas”, afirmou o autor. “O pensador medieval não haveria rejeitado o método dos cientistas naturais de hoje em dia, mas haveria acrescentado a sua descrição do mundo natural a linguagem simbólica dos números, que em grande parte se esquece na atualidade”.

“A geometria expressa o número no espaço através da matéria, pelo que a arte geométrica deve estar no centro da evangelização da cultura e de qualquer arte sagrada”, propôs Clayton, que afirmou que um estudo profundo da geometria poderia oferecer um grande valor à beleza, como o seria um renascimento da arte de elaboração das rosáceas. “Isto é mais que simples decoração; se se faz bem, tem o poder de estimular em nós um sentido profundo de nosso lugar no mundo e em relação com Deus”. As rosáceas das catedrais representam números como o três, imagem da Santíssima Trindade, o cinco, referência às Chagas de Nosso Senhor ou o sete, que recordam os Sacramentos, os dons do Espírito Santo ou as dores da Santíssima Virgem. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas