Gaudium news > Bispos comentam o Advento e a Campanha para a Evangelização da CNBB

Bispos comentam o Advento e a Campanha para a Evangelização da CNBB

Redação (Sexta-feira, 01-12-2017, Gaudium Press) Idealizada pela CNBB, a Campanha para a Evangelização está em sintonia com o tempo litúrgico do Advento, que terá início no próximo domingo, dia 3 de novembro.

De acordo com o bispo da Diocese de Nazaré da Mata, no Pernambuco, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, “este tempo nos ajuda a aprofundar a nossa responsabilidade evangelizadora, que é tão necessária na Igreja, sendo que cada um de nós é responsável pelo anúncio do Evangelho de Jesus Cristo aos irmãos e irmãs”.

A finalidade da Campanha é conscientizar todos os cristãos de sua responsabilidade de evangelizar e angariar fundos para manter a obra evangelizadora da Igreja.

Entre as ações concretas da Campanha está a Coleta Nacional para a Evangelização, que acontece no terceiro domingo do Advento. Este ano, ocorre no dia 17 de dezembro e será destinada ao Fundo para a Evangelização.

A arrecadação, que tem a finalidade de promover a solidariedade entre os fiéis e atender regiões carentes, é também “a abertura de um caminho para despertar a solidariedade de todos os católicos e pessoas de boa vontade no sustento da missão da Igreja em nosso país”, segundo Dom Francisco.

Desta vez, a Campanha está em sintonia com o Ano do Laicato e tem como temática “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. Com duração de três semanas, a iniciativa tem o seu ponto alto com a Coleta Nacional em todas as comunidades católicas do país.

“A Igreja conta com a participação de todos para comunicar o bem que ela recebeu de Jesus. Todos nós somos responsáveis pela evangelização, por isso, além da oração e da participação nas iniciativas pastorais da Igreja, somos convidados a oferecer também a nossa colaboração, representada por essa Coleta Nacional. A generosa oferta, que brota da fé e do amor a Deus, torna possível a obra evangelizadora da Igreja no Brasil”, ressaltou Dom Lucena.

Por sua vez, o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, lembrou que a preparação para o Natal, nascimento de Jesus Cristo, é uma oportunidade singular de nova e adequada compreensão de vida.

Especialmente nestas quatro semanas que antecedem o Natal, a Igreja cria oportunidades importantes para se cultivar, de maneira profunda, a Palavra de Deus e, assim, fomentar e sustentar os laços de fraternidade, capacitando cada um no exercício dos gestos de solidariedade.

“São incontáveis as possibilidades, pelo percurso deste caminho do Advento, preparatório para o Natal do Senhor”, acrescentou.

O arcebispo ainda convida todos a refletirem sobre o sentido de pertença à sociedade e faz um apelo para que enxerguem, sobretudo neste tempo, os mais pobres e sofredores, nos diversos cenários da sociedade. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas