Gaudium news > Papa se encontra com Bispos de Bangladesh

Papa se encontra com Bispos de Bangladesh

Bangladesh – Daca (Sexta-feira, 01-12-2017, Gaudium Press) Em seu encontro com os Bispos de Bangladesh, na tarde desta sexta-feira, 1º de dezembro, o Papa Francisco manifestou sua alegria: “Queridos irmãos Bispos, agradeço ao Senhor estes momentos de conversa e de intercâmbio fraterno. Também me sinto contente de que esta Viagem Apostólica, que me trouxe a Bangladesh, me tenha permitido ser testemunha da vitalidade e o fervor missionário da Igreja nesta nação”, disse o Santo Padre.

Após a saudação do Cardeal Patrick D’Rozario, Arcebispo de Daca, o Pontífice apreciou de forma particular o Plano Pastoral de 1985, que manifesta os princípios e as prioridades evangélicas que tem guiado a vida da Igreja nesta nação.

O Pontífice exortou ao espírito de comunhão, que inspira o zelo missionário, e moveu os prelados a continuarem com a seriedade com a qual se preocupam por sua gente, exortando-os a perseverar no ministério de presença, fundamental para a união com seus sacerdotes, religiosos e religiosas.

Com relação aos fiéis leigos, o Papa convidou a promover sua participação efetiva na vida das Igrejas particulares, por meio das estruturas canônicas adequadas. Pensando nos numerosos catequistas que há no país, o Papa motivou os Bispos a estarem atentos às necessidades espirituais destes missionários, particularmente os que estão em zonas remotas.

Acerca das vocações ao sacerdócio, Francisco se alegrou do alto número de seminaristas, e convidou a uma adequada formação dos mesmos, para que estejam bem habilitados a comunicar aos demais a riqueza da Fé.

O Papa destacou a valiosa ação social da Igreja em Bangladesh, ressaltando o apoio às famílias cristãs, família que não é somente objeto de cuidado pastoral da Igreja, mas eficaz agente de evangelização. Assistir aos pobres e necessitados, criando uma cultura da misericórdia, é uma das tarefas que nunca cessa.

Em uma cultura variada e multiétnica o Papa convidou os prelados a construírem pontes e fomentarem o diálogo, que propicia o verdadeiro desenvolvimento.

Finalmente o Papa se despediu com o desejo de que toda a comunidade católica encontre uma renovada energia em seus esforços por ser evangelizadores que anunciem a Boa Notícia, não apenas com palavras mas sobretudo com uma vida que se transfigure na presença de Deus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas