Gaudium news > Para assemelhar-se a Jesus é necessário ser humilde: ensina o Papa

Para assemelhar-se a Jesus é necessário ser humilde: ensina o Papa

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 05-12-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco voltou a celebrar missa na capela da Casa Santa Marta, depois de sua viagem a Mianmar e Bangladesh.

05-12Para assemelhar-se a Jesus é necessário ser humilde-ensina o Papa.jpg

Em sua homilia, Francisco afirmou que a humildade é um dom indispensável na vida de um cristão e ainda recordou aos presentes, com base em um trecho da leitura do Profeta Isaías, que o cristão é como “um pequeno broto onde se pousará o espírito do Senhor, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor do Senhor”.
“Esses são os dons do Espírito Santo -recordou o Papa. Da pequenez do broto à plenitude do Espírito. Esta é a promessa, este é o Reino de Deus”.

Esta é “a vida do cristão”, recomendou o Papa:
Ser consciente que cada um de nós é um broto daquela raiz que deve crescer, crescer com a força do Espírito Santo, até a plenitude do Espírito Santo em nós. E qual seria a tarefa do cristão? Simplesmente proteger o broto que cresce em nós, proteger o crescimento, proteger o Espírito.

Estilo de vida Cristão

E, qual é o estilo de vida cristão? Perguntou Francisco para logo retornar à temática da humildade: “Um estilo como o de Jesus, de humildade”, explicou:

“É preciso fé e humildade para acreditar que este broto, este dom assim tão pequeno chegará à plenitude dos dons do Espírito Santo. É preciso humildade para acreditar que o Pai, Senhor do Céu e da Terra, como diz o Evangelho de hoje, escondeu essas coisas aos sábios, aos doutos e as revelou aos pequeninos. Humildade é ser pequeno, como o broto, pequeno que cresce todos os dias, pequeno que necessita do Espírito Santo para poder ir avante, rumo à plenitude da própria vida”.

O que é ser humilde

“Alguém acredita que ser humilde é ser educado, cortês, fechar os olhos em oração …”, caracterizou o Papa para afirmar: “Não, ser humilde não é isso”.

“Como posso saber se sou humilde?”, perguntou Francisco:
“Há um sinal, um sinal, o único: aceitar as humilhações. A humildade sem humilhações não é humildade. Humilde é aquele homem, aquela mulher que é capaz de suportar as humilhações como Jesus as suportou, o humilhado, o grande humilhado”.

Francisco recordou o exemplo de tantos santos “que não só aceitaram as humilhações, mas as solicitaram para se assemelharem a Jesus”.
E, finalizando, o Papa expressou seu desejo de “que o Senhor nos conceda essa graça de proteger o pequeno em direção da plenitude do Espírito, de não esquecer a raiz e aceitar as humilhações”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas