Gaudium news > Conventos da Espanha realizam mostras de doces conventuais

Conventos da Espanha realizam mostras de doces conventuais

Espanha – Ávila (Quinta-feira, 07-12-2017, Gaudium Press) Por ocasião da Solenidade da Imaculada Conceição -festa que ocorre no dia 08 de dezembro-, vários conventos da Espanha se encontrarão para as tradicionais mostras de doces conventuais, que ocorrerão com o objetivo de apoiar o sustento das comunidades religiosas, além de ressaltar a imensa riqueza gastronômica e artesanal que há por trás das paredes dos conventos de clausura.

Conventos da Espanha realizam mostras de doces conventuais 1.jpg

Entre as mostras se destaca a que ocorrerá em Ávila com a participação de 31 conventos e mosteiros das províncias de Castilla e León, que se encontrarão na Praça do Mercado Chico para oferecer as iguarias da confeitaria conventual.

A iniciativa é promovida pelas Cortes de Castilla e León, realizando-se na cidade natal de Santa Teresa de Jesus por ocasião do Ano Jubilar Teresiano que se comemora desde o dia 15 de outubro. Versões anteriores foram realizadas em Valladolid. A abertura da mostra e venda de produtos será às 11h da sexta-feira, 08 de dezembro.

“Vivemos uma vida simples e austera. Estas iniciativas nos ajudam a promover produtos que, ao serem caseiros, são difíceis de comercializar”, comentou a Madre Maria Teresa Pandelet, Superiora das Irmãs Clarissas do Convento de Santa Maria de Jesus de Ávila, que é citada na nota de imprensa emitida pelo website oficial do Jubileu Teresiano.

Conventos da Espanha realizam mostras de doces conventuais 2.jpg

Silvia Clemente, presidenta das Cortes de Castilla e León, recordou que “a venda destes alimentos artesanais e doces caseiros é o meio de vida para algumas comunidades religiosas”, e que inclusive, “a venda de doces em seis dias se equipara, em ocasiões que podem realizar ao longo de todo o ano”.

Outra exposição de doces de convento será a que ocorrerá na cidade espanhola de Martos, província de Jaén. A mostra será realizada de 06 a 10 de dezembro na Praça da Fonte Nova com a participação de oito conventos de três províncias andaluzas.

“Matérias primas não industriais, a maioria humildes e simples: farinha, açúcar, azeite, mel, amêndoas, cacau, nozes ou avelãs. Mas o segredo do porquê superam os séculos como referências da confeitaria de qualidade reside em valores intangíveis: a virtude, o amor, o tempo que dedicam e um perfeito equilíbrio entre os ingredientes, que dão como resultado criações totalmente artesanais e permitem manter vivos ao paladar os sabores de receitas centenárias”, destaca da Diocese de Jaén.

Sevilha também inaugurou uma mostra, que ocorre na Real Alcázar sendo já sua 33ª edição. Participam 20 conventos da Arquidiocese de Sevilha, 08 procedentes da capital e 12 da província.

A iniciativa dos doces conventuais desta cidade nasceu em 1985 para tornar visível o trabalho, silencioso, mas valiosos, que realizam as religiosas de clausura, e destacar a riqueza gastronômica herdada pelas monjas. A abertura da mostra sevilhana, que ocorreu no dia 06 de dezembro, contou com a presença do Arcebispo, Dom Juan José Asenjo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas