Gaudium news > Presidiários recebem os sacramentos da iniciação cristã na Argentina

Presidiários recebem os sacramentos da iniciação cristã na Argentina

Argentina – Buenos Aires (Sexta-feira, 08-12-2017, Gaudium Press) Três sacramentos: o Batismo, a Comunhão e a Confirmação, foram o que receberam recentemente cerca de 80 presos em San Isidro, na província argentina de Buenos Aires, das mãos de Dom Martín Fassi, Bispo Auxiliar desta jurisdição eclesial; sendo um gesto de misericórdia propício para o tempo de Advento em preparação ao nascimento de Jesus.

Presidiários recebem os sacramentos da iniciação cristã na Argentina 1.jpg

A cerimônia, marcada em uma celebração Eucarística, foi promovida pela Pastoral Carcerária da Diocese na Unidade 47 do Serviço Penitenciário Bonaerense. Receberam os sacramentos de iniciação cristã 68 homens e 10 mulheres que atualmente cumprem pena neste centro de reclusão.

Dom Frassi, durante a homilia, animou os encarcerados a unirem suas vidas ao caminho de Jesus recordando: “Jesus foi rejeitado (…) Mas Jesus, como fez neste tempo, vem mudar a nossa mentalidade, vem trazer um novo modo de pensar”.

Os sacramentos da iniciação cristã

O Catecismo da Igreja Católica no número 1212 recorda que através dos sacramentos de iniciação cristã, quer dizer o Batismo, a Eucaristia e a Confirmação, se colocam os fundamentos de toda vida cristã:

“A participação na natureza divina, que os homens recebem como dom mediante a graça de Cristo, tem certa analogia com a origem, o crescimento e o sustento da vida natural. Com efeito, os fiéis renascidos no Batismo se fortalecem com o sacramento da Confirmação e, finalmente, são alimentados na Eucaristia com o manjar da vida eterna, e, assim por meio destes sacramentos da iniciação cristã recebem cada vez com mais abundância os tesouros da vida divina e avançam até a perfeição da caridade”, assinalava o Papa Paulo VI na Constituição Apostólica ‘Divinae consortium naturae’.

Presidiários recebem os sacramentos da iniciação cristã na Argentina 2.jpg

O Catecismo também diz: “A iniciação cristã se realiza mediante o conjunto de três sacramentos: o Batismo, que é o começo da vida nova; a Confirmação, que é seu financiamento; e a eucaristia, que alimenta ao discípulo com o Corpo e o Sangue de Cristo para ser transformado nEle”.

Visitar os presos

É obra de misericórdia visitar os presos, sendo uma das sete corporais das que fala o Evangelho de Mateus (25, 34-40): “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, Herdai o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era estrangeiro, e me hospedastes; Estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; estive na prisão, e viestes a mim. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer, ou sedento, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos te ver? E, respondendo o Rei, lhes dirá: ‘Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes'”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas