Gaudium news > Maria, único “oásis sempre verde”, “sempre jovem”, “sem pecado”, diz Papa no Dia da Imaculada

Maria, único “oásis sempre verde”, “sempre jovem”, “sem pecado”, diz Papa no Dia da Imaculada

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 08-12-2017, Gaudium Press) Antes da recitação do Angelus na Praça São Pedro no dia da Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, em sua preleção, o Santo Padre pediu que a Santíssima Virgem nos ajude “a permanecer jovens, dizendo “não” ao pecado, e a viver uma vida bela, dizendo “sim a Deus””.

08-12Maria, único ?oásis sempre verde?, ?sempre jovem?, ?sem pecado?, diz Papa no Dia da Imaculada.jpg

O Papa afirmou que Maria teve intimidade com a Palavra de Deus, esteve “próxima ao seu coração” e que depois Ele “fez-se carne em seu ventre”.

Para Francisco, este é o segredo de Maria para ter uma vida bela, apesar dos medos e preocupações, disse ele aos fiéis e peregrinos em sua alocução que precedeu a oração do Angelus na Solenidade Mariana de hoje.

Sois a Cheia de Graça, Maria

“Cheia de graça”, “criada pela graça”… “Antes de chamá-la Maria, (o anjo) a chama cheia de graça, recordou o Papa aos fiéis reunidos na Praça São Pedro. Assim, diz o Papa, ele revela o novo nome que Deus deu a ela e que se adapta melhor do que o nome dado pelos seus pais. Também nós a chamamos assim, em cada Ave Maria”, disse, comentando a anunciação do anjo a Maria narrada no Evangelho de Lucas.

O que quer dizer cheia de graça?

Francisco perguntou o que quer dizer “cheia de graça” e logo respondeu:
“Que Maria é repleta da presença de Deus. E se é totalmente habitada por Deus, nela não há lugar para o pecado. É uma coisa extraordinária, porque tudo no mundo, infelizmente, é contaminado pelo mal. Cada um de nós, olhando-se dentro, vê lados obscuros. Também os maiores santos eram pecadores e todas as realidades, até mesmo as mais belas, são atingidas pelo mal: todas, exceto Maria”.

Oásis sempre verde, cheio de graças, sempre jovem

Maria é o único “oásis sempre verde” da humanidade, “a única incontaminada, criada imaculada para acolher plenamente, com o seu “sim”, Deus que vem ao mundo e começar assim uma história nova”.

Quando dizemos a Maria “cheia de graça”, nós estamos fazendo a ela também, de um modo elegante, um elogio à tenra idade que aparenta ter, pois ela “nunca envelheceu pelo pecado”, disse o Santo Padre, para logo acrescentar:

“Existe uma única coisa que faz realmente envelhecer: não a é idade, mas o pecado. O pecado torna velhos, porque atrofia o coração. Fecha-o, torna-o inerte, o faz murchar. Mas a cheia de graça é vazia de pecado. Então é sempre jovem, é “mais jovem do que pecado”, é “a mais jovem do gênero humano”.

Toda Bela sois…

A Igreja hoje se regozija em Maria, chamando-a toda bela, tota pulchra:
“Como a sua juventude não está na idade, assim a sua beleza não consiste na aparência. Maria, como mostra o Evangelho de hoje, não se sobressai em aparência: de família simples, vivia humildemente em Nazaré, uma cidadezinha quase desconhecida”.

“Maria não era uma mulher famosa”, ninguém soube quando o anjo a visitou, “naquele dia não estava ali nenhum repórter”, observou Francisco. Ela teve preocupações e temor, mas sua vida era bela. E qual era o seu segredo?, pergunta-se o Papa, que explicou:

“A Palavra de Deus era o seu segredo: próxima ao seu coração, fez-se depois carne em seu ventre. Permanecendo com Deus, dialogando com Ele em toda circunstância, Maria tornou bela a sua vida. Não a aparência, não aquilo que passa, mas o coração voltado para Deus faz a vida bela”.

Olhem para a cheia de graça

Concluindo suas reflexões, o Papa sugeriu que se olhasse “com alegria para a “cheia de graça”. Peçamos a ela para ajudar-nos a permanecer jovens, dizendo “não” ao pecado, e a viver uma vida bela, dizendo “sim a Deus””. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com Informações RV)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas