Gaudium news > Filme britânico sobre as aparições de Fátima chega ao cinema

Filme britânico sobre as aparições de Fátima chega ao cinema

Fátima (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) O “milagre do sol” e as aparições de Fátima fazem parte do enredo do filme britânico “O 13º Dia”, que busca recriar o episódio que envolve a história dos segredos e aparições de Fátima, em Portugal. A estreia oficial vai ser no próximo dia 13, com uma projeção especial no Santuário de Fátima, além da exibição também em alguns estados norteamericanos, informou a Agência Lusa.

O filme conta, pela voz em off de uma personagem que representa a Irmã Lúcia (um dos três pastorinhos), as circunstâncias dos acontecimentos entre maio e outubro de 1917. A produção foi acompanhada por responsáveis peloSantuário, que aprovaram a versão final e a consideraram “de grande valor”.

“É um filme intenso que mostra grande sensibilidade. Mostra investigação e dedicação e está bem estruturado”, diz uma nota do Santuário enviada à produção para acompanhar a divulgação do filme. O arcebispo de Birmingham, Vincent Nichols, qualificou a produção como “um impressionante relato da história de Fátima”.

O filme foi exibido pela primeira vez em maio, no “Marché du Filme”, durante o Festival de Cannes. Depois, f oi selecionado para o Festival Internacional João Paulo II, em Miami e, no final de Outubro, convidado para o Festival Internacional de Cinema deTeerã.

O “milagre do sol” e as aparições de Fátima são recriados com efeitos especiais digitais e a recriação dessas sequências foi o maior desafio na produção do filme, reconhecem os diretores Ian e Dominic Higgins em entrevista à Lusa.

Um outro desafio, segundo os diretores, foi criar a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Muitos artistas optaram por não representar ou cobrir a cara com uma luz e vários outros aconselharam a não mostrar a face.

“Nós queríamos mostrá-la porque Lúcia descreve-a e pensamos que isto seria um desafio”, acrescentou Ian Higgins.

O filme usa, predominantemente, imagens em branco porque a história se desenrola no passado, mas também porque é descrita uma “realidade desagradável” nos textos da Irmã Lúcia. A cor é usada apenas durante as cenas das aparições e do episódio do sol.

“Pensamos que tínhamos de filmar em preto e branco e tratar a cor como um dom quase precioso”, afirmou Dominic, que partilhou a direção e o roteiro com o irmão.

O filme demorou cinco anos para ser feito e deve sair em DVD no dia 1º de dezembro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas