Gaudium news > Capela Real da Basílica Catedral de Plock, Polônia, é aberta ao público após restauração

Capela Real da Basílica Catedral de Plock, Polônia, é aberta ao público após restauração

Polônia – Plock (Terça-feira, 12-12-2017, Gaudium Press) A Capela Real da Basílica Catedral de Plock, Polônia, foi finalmente aberta ao público após os trabalhos de restauração que começaram no mês de junho de 2016. A Capela conta agora, além de uma beleza renovada, com um guia auditivo que expõem a história da Capela e os detalhes de seu projeto.

Capela Real da Basílica Catedral de Plock, Polônia, é aberta ao público após restauração.jpg

Segundo informou a agência KAI, o Pároco da Catedral, Padre Stefan Ceglowski, indicou que o propósito da restauração é promover um dos lugares de maior importância para a história da Polônia, já que a cidade de Plock era a capital do país desde o final do século XI e durante o século XII. A Capela Real é considerada o “coração” da Catedral da Assunção da Santíssima Virgem Maria, e onde se conservam os restos mortais de dois reis e quinze príncipes.

“O templo da Catedral ensinou esperança, virtudes, muitas vezes retratadas em portais e passagens inferiores. Ela ensinou a história da salvação, ela ensinou beleza”, recordou o Bispo de Plock, Dom Piotr Libera, durante um dos eventos ligados ao processo de restauração. “Onde está a Europa de hoje se as Catedrais, especialmente na Europa Ocidental, são mais museus que casas de oração, cristãos e comunidades unidas com eles e sua vida litúrgica é microscópica e fortemente perturbada?”.

O prelado afirmou que a restauração não significa que a Igreja pretenda regressar nostalgicamente ao passado, mas que deseja descobrir sua riqueza, também revelada na arquitetura sacra. “Queremos abrir suas portas para as novas gerações”, indicou. O Bispo recordou que foram as Catedrais as instituições que ajudaram a dar forma à cultura europeia, também através das escolas catedralícias e universidades. Os prelados ensinaram a Fé através das Catedrais, e ainda “ensinaram arquitetura, escultura e pintura”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas