Gaudium news > Cristãos leigos motivam ações da Campanha para a Evangelização 2017

Cristãos leigos motivam ações da Campanha para a Evangelização 2017

Redação (Terça-feira, 13-12-2017, Gaudium Press) Após ser aprovada pela 35ª Assembleia Geral da CNBB em 1997, a Igreja no Brasil criou a Campanha para a Evangelização no tempo do advento.

Cristãos leigos motivam ações da Campanha para a Evangelização 2017.png

Na assembleia seguinte, a ideia inspirada no exemplo da Igreja da Alemanha, que promove duas campanhas anuais, foi realizada pela primeira vez no advento de 1998.

O bispo-emérito de Jales (SP), Dom Luiz Demétrio Valentini, é um dos criadores da iniciativa. Na época em que o prelado era presidente da Cáritas Basileira, a nova campanha se consolidou depois de ser avaliada na assembleia dos bispos de 1999.

Desde então, vários temas foram aprofundados, buscando reforçar traços da solidariedade de Jesus Cristo, como “Acolhamos o príncipe da Paz” em 2008 e “Ele veio curar nossos males” em 2011.

“Com a nova campanha se esperava conseguir mais recursos para manutenção das estruturas pastorais e se preservaria os recursos das Campanhas da Fraternidade para a sua destinação verdadeira”, explicou Dom Demétrio.

A criação da Campanha para a Evangelização, segundo o bispo, partiu da necessidade de dar maior testemunho de solidariedade social na Igreja no Brasil e caminhar para uma progressiva sustentação econômica da CNBB e das dioceses. “Havia também uma clara motivação de ordem missionária, com o desafio de assumir a evangelização da Amazônia e também das periferias das grandes cidades”, completou.

Outra motivação para a realização da ação era de ordem solidária. “Buscávamos criar uma ajuda mútua entre as dioceses, partilhando melhor os recursos disponíveis”, destacou Dom Demétrio, que avaliou ser necessário haver maior motivação para o desenvolvimento desta campanha em toda a Igreja no Brasil.

Em sintonia com o Ano do Laicato, a Campanha para a Evangelização deste ano tem como tema “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14).

O intuito da campanha é despertar os discípulos missionários para o compromisso evangelizador e a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais no Brasil. A abertura da iniciativa ocorreu na Festa de Cristo Rei, no último dia 26 de novembro.

A ação tem duração de três semanas e a conclusão acontecerá no terceiro domingo do Advento, dia 17 de dezembro, quando deve ser realizada, em todas as comunidades católicas, a coleta para a ação evangelizadora no Brasil. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas