Gaudium news > Audiência Geral: Papa destaca importância da celebração dominical

Audiência Geral: Papa destaca importância da celebração dominical

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 13-12-2017, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a audiência geral foi na Sala Paulo VI.
O Papa Francisco voltou a tratar de suas reflexões sobre a Missa para um auditório de 7 mil pessoas.
Concretamente, Francisco levantou hoje uma questão: Por que ir à missa aos domingos?

Domingo: dia do Senhor, encontra com o Senhor

Os discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo celebravam o encontro eucarístico com o Senhor no dia que os judeus chamavam ‘o primeiro da semana’ e os romanos ‘o dia do sol’ e isto desde de os primeiros tempos, recordou o Papa.

Após a Páscoa, os discípulos de Jesus esperavam a visita do seu divino Mestre no primeiro dia da semana.
Foi neste dia que o Senhor ressuscitou e veio encontrar-Se com eles no Cenáculo, falando e comendo com eles e dando-lhes o Espírito Santo.

Este mesmo encontro se repetiria oito dias mais tarde e agora já com a presença de Tomé.

E assim, aos poucos, o primeiro dia da semana passou a ser chamado pelos cristãos ‘o dia do Senhor’, ou seja, o domingo.

Domingo: cristão por causa da Missa

“A celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja: nós vamos à missa para encontramos o Senhor ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por ele”, disse o Papa, explicando que:
É a missa que faz cristão o domingo.

“Ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e assim, nos tornarmos Igreja, o seu corpo místico vivo hoje no mundo. Por isso, o domingo é para nós um dia santo: santificado pela celebração eucarística, presença viva do Senhor para nós e entre nós. É a Missa que faz cristão o domingo”, disse Francisco.

Domingos sem Missa

O Papa lembrou que existem pessoas que não têm condições de ater uma missa todos os domingos, de receber a visita do Senhor:
“Infelizmente há comunidades cristãs que não podem ter Missa todos os domingos; mas também elas são chamadas a recolher-se em oração, nesse dia, ouvindo a Palavra de Deus e mantendo vivo o desejo da Eucaristia”.
“Sem Cristo, estamos condenados a ser dominados pelo cansaço do dia-a-dia com as suas preocupações e pelo medo do futuro. O encontro dominical com Jesus dá-nos a força de que necessitamos para viver com coragem e esperança os nossos dias”.

Por que ir à missa aos domingos?

“Não é suficiente responder que isto é um preceito da Igreja. Nós cristãos precisamos participar da missa dominical porque somente com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e entre nós, podemos colocar em prática o seu mandamento e sermos testemunhas críveis”.

Mais ainda, a comunhão eucarística com Jesus ressuscitado antecipa aquele domingo sem ocaso em que toda a humanidade encontrará com Deus e entrará no repouso eterno do Senhor. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações RV)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas