Gaudium news > Vaticano: encerra-se hoje a 22ª Reunião do Conselho de Cardeais

Vaticano: encerra-se hoje a 22ª Reunião do Conselho de Cardeais

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 13-12-2017, Gaudium Press) Encerra-se nesta quarta-feira, 13 / 12, na presença do Papa Francisco, a 22ª Reunião do Conselho de Cardeais Conselheiros (C9).

13-12Vaticano encerra reunião conselho de Cardeais.jpg

Nessa reunião de agora, esperava-se que os Cardeais convocados pelo Santo Padre para coadjuvá-lo no governo da Igreja universal, dariam continuidade ao trabalho da revisão da Constituição Apostólica Pastor bônus, sobre a Cúria Romana.

Como de costume, ao final dos dias de reunião, (hoje, portanto) será oferecido um relato do andamento dos trabalhos, a temática e perspectivas futuras.

A última reunião, realizada de 11 a 13 de setembro deste ano, foi dedicada a um estudo sobre o estado das propostas entregues pelo Conselho dos Cardeais ao Pontífice para a reforma da Cúria.

Entre os temas que então foram discutidos estava o papel da Cúria como instrumento de evangelização e de serviço, não somente para o Papa, mas também para as Igrejas locais. Também naquela Reunião foi tratada da descentralização, do papel das Nunciaturas Apostólicas e a seleção do pessoal -para que possa ser menos clerical e mais internacional- com o incremento de jovens e de mulheres.

O bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, que é o Secretário do Conselho de Cardeais, observou, em entrevista concedida naquela ocasião que, no que tange ao processo de reforma da Cúria Romana, “já foram percorridos mais de três quartos do caminho: está-se na fase de concluir as propostas a serem feitas ao Papa”.

Dom Marcello Semeraro ainda explicou naquela ocasião que Francisco teria, “depois, à disposição, as propostas que dizem respeito a todos os dicastérios e caberá a ele decidir como e quando implementá-las. Francisco está acompanhando no momento o projeto de uma mudança gradual”.  (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas