Gaudium news > Com Missas do Galo Filipinas prepara celebração de Natal

Com Missas do Galo Filipinas prepara celebração de Natal

Filipinas – Manila (Segunda-feira, 18-12-2017, Gaudium Press) Os fiéis católicos das Filipinas participam de maneira multitudinária em uma tradição que caracteriza a preparação para o Natal no país: Simbang Gabi. As “Missas do Galo” são celebradas normalmente durante a madrugada ou às altas horas da noite e congregam de maneira campal a um grande número de devotos.

Com Missas do Galo Filipinas prepara celebração de Natal.jpg

O costume das Missas do Galo se originou cedo na colônia, quando os missionários se adaptaram às necessidades dos camponeses, que madrugavam muito para evitar as horas de sol mais forte. As Missas eram celebradas na madrugada, e a assistência dos fiéis foi tão massiva que obrigou a solicitar uma autorização especial para celebrar as Missas de forma campal.

Tradicionalmente os fiéis que esperam obter um favor de Deus completam os nove dias de Simbang Gabi e decoram suas casas com lanternas em forma de estrela recordando as luzes empregadas antigamente para poder chegar aos templos no meio da noite.

As Missas matutinas, usualmente às 04h ou 05h da manhã, são celebradas de 16 a 24 de dezembro, enquanto que as Missas noturnas do Simbang Gabi são celebradas na véspera, de 15 a 23. Depois das Missas, os fiéis normalmente comem pratos tradicionais do tempo do Advento que recordam as oferendas das colheitas oferecidas pelos fiéis durante as novenas e que eram compartilhadas pelos sacerdotes com os assistentes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas