Gaudium news > Basílica Menor de São Pedro em Lima, Peru: o tesouro que receberá o Papa Francisco

Basílica Menor de São Pedro em Lima, Peru: o tesouro que receberá o Papa Francisco

Peru – Lima (Terça-feira, 19-12-2017, Gaudium Press) Durante sua próxima visita apostólica ao Peru, o Papa Francisco visitará um notável templo: a Basílica Menor de São Pedro, em Lima. Neste lugar celebrará a única reunião privada da viagem com os membros da comunidade Jesuíta, e o fará em um dos espaços mais belos, a Sacristia de São Pedro, considerada uma joia arquitetônica do barroco limenho.

Basílica Menor de São Pedro em Lima, Peru o tesouro que receberá o Papa Francisco.jpg

A Basílica de São Pedro conserva além de um notável patrimônio artístico uma quantidade destacada de relíquias entre as quais se destacam dois ‘Lignum Crucis’ (fragmentos da Cruz de Cristo), um Espinho da Coroa de Cristo, fragmentos de osso dos Apóstolos São Paulo, São Mateus, São Simão e São Matias, além de relíquias de importantes Santos e os corpos completos de 41 Santos Mártires extraídos de catacumbas romanas e um Cristo de marfim portado na batalha de Lepanto.

Na Sacristia, o templo apresenta azulejos sevilhanos na parte baixa dos muros, belas pinturas murais e nichos com retratos dos Santos fundadores de importantes ordens religiosas. O teto conta com pinturas das cenas da vida de Santo Inácio de Loyola, todo cercado pelo brilho da folha de ouro com a qual se cobre a madeira esculpida que se alterna com a tradicional cor vermelha do rico mobiliário. A Sacristia é presidida por uma enorme pintura da Coroação da Santíssima Virgem Maria.

A Basílica Menor de São Pedro foi edificada em 1568, chegando a terceira e definitiva versão de sua construção em 1638. Este último templo foi consagrado pelo Bispo Villareal na presença do vice-rei Conde de Chinchón e 160 religiosos. O templo suportou vários terremotos e tem sido objeto de restaurações em seus retábulos desde 2001 com o apoio da Agência de Cooperação Espanhola. A Basílica Menor foi declarada Santuário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus e, a partir deste templo se realiza a tradicional Procissão do Sagrado Coração de Jesus anualmente, no último domingo de junho. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas