Gaudium news > Salesianos se unem em oração pelos 150 anos da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora

Salesianos se unem em oração pelos 150 anos da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora

Itália – Turim (Quarta-feira, 20-12-2017, Gaudium Press) A Circunscrição Especial do Piemonte e do Valle d’Aosta da Congregação Salesiana apresentou uma iniciativa muito especial para celebrar os 150 anos da consagração da Basílica de Maria Auxiliadora em Turim -casa da Família Salesiana-, que ocorrerá no dia 09 de junho de 2018.

Trata-se de um dia específico de oração por todas as inspetorias do mundo, com o objetivo de favorecer a unidade, a fraternidade, a espiritualidade e a solidariedade na Congregação. O convite é para que cada Inspetoria envie até Valdocco, Turim, uma vela que será acesa aos pés do Ícone de Nossa Senhora Auxiliadora.

Salesianos se unem em oração pelos 150 anos da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora b.jpg

“Desejamos que vossa Inspetoria participe desta celebração de gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora, sentindo-se representada na oração que se oferecerá em nossa Basílica”, escreve o Padre Guido Errico, diretor da Casa Mãe dos Salesianos de Valdocco, através de uma carta que dirigiu à família de Dom Bosco no mundo.

Na mensagem, acrescenta: “Todos os dias rezaremos pelas intenções e pelas necessidades de uma Inspetoria da Congregação e pelas necessidades da Família Salesiana presente em cada região”.

Por este motivo -prossegue o Padre Errico-, “pedimos que expressem sua presença na Basílica através de uma vela que se acenderá diante da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora”. Comentou também que será indicado um dia de oração correspondente para cada Província.

O sacerdote recordou que a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora é o lar de todos os salesianos: “Neste lugar, todos os nossos irmãos se sentem em casa e todos os membros da Família Salesiana sentem-se parte de uma história de Santidade Educativa iniciada por Dom Bosco. Neste lugar, os jovens de todo o mundo que visitam nosso Pai Dom Bosco se sentem guiados e conduzidos para se colocar sob o manto de Maria Auxiliadora”.

“Por estes motivos, desejamos que vossa Inspetoria participe desta celebração de gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora, sentindo-se representada na oração que se oferecerá em nossa Basílica”, acrescentou.

As comemorações pelos 150 anos da Basílica começaram no dia 06 de dezembro com um concerto, e continuam até o dia 09 de junho de 2018, data do aniversário da Consagração do templo.

A Basílica foi construída por Dom Bosco a pedido de Nossa Senhora. O fundador dos Salesianos, conta que em um dos seus sonhos, a Mãe de Deus apareceu e lhe pediu para que edificasse um templo indicando-lhe o lugar: era o terreno santificado pelos mártires de Turim:

“Me voltei para a amável Senhora e Ela me mostrou outra igreja que era muito maior e com uma casa ao lado. Me levou para além do terreno cultivado (…) e acrescentou: ‘Neste lugar, onde os gloriosos mártires de Turim, Adventor e Octavio, sofreram o seu martírio, sobre essa terra banhada e santificada com seu sangue, quero que Deus seja honrado de uma maneira muito especial’. E, assim dizendo, adiantou um pé até colocá-lo no ponto exato onde ocorreu o martírio e me indicando com precisão”.

Uma construção que foi concluída graças à Providência, porque para Dom Bosco foi tudo um milagre. Finalmente, o templo foi consagrado, sob a proteção de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, no dia 09 de junho de 1868. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas