Gaudium news > No Encontro com a Cúria Romana, Papa destaca Sínodo dedicado aos Jovens

No Encontro com a Cúria Romana, Papa destaca Sínodo dedicado aos Jovens

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 21-12-2017, Gaudium Press) No encontro realizado hoje com os membros da Cúria Romana quando o Papa leva aos que trabalham na Santa Sé seus cumprimentos pela passagem do Santo Natal e comenta assuntos de interesse da Cúria, o Pontífice tratou entre outros temas, do Sínodo dos Bispos que, como se recorda, vai ser dedicado aos jovens.

Em suas palavras, Francisco revelou o objetivo que se tem de que com este Sínodo “chamar a atenção da Cúria, dos bispos e de toda a Igreja Católica para dedicar uma atenção especial às novas gerações”.

Mas, salientou o Papa: “E não só aos jovens mas também a temas que são centrais como as relações Inter geracionais, a família, os âmbitos da pastoral, a vida em sociedade”.

XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos,

A XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2018, será dedicada aos jovens, particularmente à relação entre fé e vocação.

Hoje, o Papa citou o documento preparatório do Sínodo para sublinhar a vontade da Igreja Católica em perceber a melhor forma de hoje, no mundo atual, “acompanhar os jovens” e ajudá-los a “reconhecerem o chamamento ao amor e a uma vida plena”. “E também a desafiar os mais novos a ajudar a Igreja Católica a identificar a maneira mais eficaz de levar à sociedade a Boa Nova”.

O Papa ainda continuou nessa temática: “Através dos jovens, a Igreja poderá escutar a voz do Senhor que ressoa também hoje. Como no tempo de Samuel e Jeremias, também hoje é a partir dos mais novos que podemos ver os sinais que o Espirito Santo nos aponta”.

Favorecer a preparação do Sínodo

Com a intenção de favorecer a preparação do Sínodo, e o contributo dos jovens para esse acontecimento, a Santa Sé colocou à disposição um inquérito com várias questões que quer ver abordadas em outubro de 2018.

O questionário em causa está acessível na internet em várias línguas e engloba temas como religião, trabalho, família ou redes sociais, entre outros.

O Papa disse aos membros da Cúria Romana que “dando voz às aspirações dos jovens poderemos antever o mundo de amanhã e os caminhos que a Igreja é chamada a percorrer”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas